Notícias
Fundaj lança edital com 645 vagas gratuitas em cursos de curta duração
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), lançou edital de seleção e matrícula para o preenchimento de 645 vagas distribuídas entre 21 Cursos de Curta Duração. As inscrições serão realizadas de 20 de fevereiro a 16 de março de 2025. Os resultados devem ser divulgados no dia 21 de março.
Podem se inscrever profissionais e interessados que buscam aprimoramento em determinadas áreas de conhecimento, sem necessidade de vínculo com cursos de graduação ou pós-graduação.
Confira o edital: https://www.gov.br/fundaj/pt-br/composicao/difor/editais/inscricoes-abertas-para-os-cursos-de-curta-duracao-edital-no-01-2025-difor-fundaj
Para se candidatar às vagas, os candidatos devem preencher um formulário que está no edital e anexar os documentos solicitados. O processo de seleção será conduzido pelo proponente de cada curso.
As aulas presenciais ocorrerão na sede da Diretoria de Formação Profissional e Inovação, situada no Campus Ulysses Pernambucano, Rua Henrique Dias, 609, no bairro do Derby. Já as atividades remotas serão realizadas em ambiente virtual de aprendizagem (AVA) da Fundaj.
Do quantitativo das vagas, 25% serão destinadas aos candidatos que se autodeclararem pretos, travestis, transexuais, transgênero, oriundos de povos e comunidades tradicionais, ou pessoas com deficiência, que desenvolveram seu trajeto de escolarização na escola pública (ensino fundamental e médio). Já 20% das vagas serão voltadas para candidatos inscritos no Cadastro Único para os Programas Sociais do Governo Federal e integrantes de famílias de baixa renda.
A abertura do Edital Difor/Fundaj Nº 01/2025 reforça o compromisso da Fundação Joaquim Nabuco em promover educação gratuita e de qualidade para todas as pessoas e fortalecer a participação democrática da sociedade nos processos de ensino.
Confira a lista de cursos:
Arte em um Mundo Danificado
Professora: Teresa Maria Siewerdt
Ementa: A disciplina “Arte em um mundo danificado” propõe uma análise das práticas artísticas contemporânea em resposta às questões ecológicas e aos desafios do Antropoceno. Partindo de uma reflexão sobre como a arte se relaciona com essas problemáticas, serão exploradas situações históricas e contemporâneas em que a arte dialogou com questões ambientais. Investigaremos como artistas, curadores e agentes culturais têm se dedicado a revisitar criticamente a dicotomia entre natureza e cultura na modernidade, buscando construir novos imaginários de mundo. Por meio da análise de trabalhos e práticas artísticas, leitura de obras filosóficas, estudos científicos e culturais, além de exercícios práticos, a disciplina visa estimular o exercício de imaginação de outros mundos e modos de fazer diante dos desafios do Antropoceno.
Modalidade: A distância (síncrona)
Carga horária: 30h
Vagas: 25
Requisitos da seleção: Os cursistas devem ter interesse nos temas propostos e ter acima de 18 anos. Pode ser solicitada uma carta de intenção. A seleção deve seguir critérios que assegurem políticas de inclusão para que haja diversidade e pluralidade entre os alunos.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A construção de assemblages por crianças: uma proposta de arte para a educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental
Professor: Paulo Nin Ferreira
Ementa: Conceito e importância da Assemblage Infantil na Educação na perspectiva da educação estética e do jogo, como meio para o desenvolvimento da expressão pessoal e coletiva, articulado às manifestações artísticas históricas do dadaísmo e surrealismo, resguardando o direito às diferenças das formas de expressão visual.
Modalidade: Presencial
Carga horária: 45h
Vagas: 25
Requisitos da seleção: Selecionar por ordem de inscrição entre aqueles que comprovem ser professores de educação infantil, professores das séries iniciais do ensino fundamental, estudantes de licenciatura em pedagogia ou artes visuais.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
História da Música Popular Brasileira Urbana
Professor: Raphael Fernandes Lopes Farias
Ementa: Música Popular: Análise das manifestações musicais brasileiras a partir da cultura urbana e da indústria fonográfica.
Modalidade: A distância
Carga horária: 15h
Vagas: 25
Requisitos da seleção: Carta de intenção
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Avaliação e Monitoramento de Políticas Sociais
Professor: José Alexandre da Silva Júnior
Ementa: O curso fará uma apresentação de formas e critérios para o monitoramento e a avaliação de políticas sociais. Iremos discutir os conceitos de eficiência, efetividade e eficácia; enfrentar o debate entre a avaliação política e avaliação de políticas; debater o papel da definição de metas e objetivos no processo de avaliação; além presentar diferentes estratégias metodológicas para realização de atividade de monitoramento e avaliações de processo, de resultado e de impacto. O curso terá um caráter teórico-prático propondo o estudo de conceitos, análise de casos de monitoramento e avaliação de políticas sociais previamente selecionadas.
Modalidade: Presencial
Carga horária: 15h
Vagas: 25
Requisitos da seleção: Não haverá pré-requisitos. As inscrições deverão ser feitas via internet até uma semana antes do início do curso.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A salvaguarda do patrimônio imaterial sob a perspectiva antropológica: entre políticas oficiais e saberes locais
Professor: Leonardo Leal Esteves
Ementa: Este curso tem como propósito (re)pensar as políticas públicas e estratégias voltadas à salvaguarda do patrimônio imaterial, a partir de uma perspectiva antropológica e em diálogo com outros campos de conhecimento, após de mais de duas décadas de experiências e de acúmulo de reflexão neste campo no Brasil. Para isso, estarão como centro de reflexão temas como, o conceito de patrimônio imaterial, a trajetória de formação e consolidação das políticas públicas para esse campo, as mudanças no cenário político e econômico no Brasil e debates sobre o alcance, os êxitos, limites, tensões, disputas, negociações e estratégias possíveis, que tanto o poder público, quanto os próprios detentores lançam mão para a salvaguarda dos bens culturais patrimonializados.
Modalidade: Presencial
Carga horária: 15h
Vagas: 30
Requisitos da seleção: 1) Carta de motivação de uma a três laudas, com exposição dos interesses, experiências acadêmicas e/ou profissionais e eventuais das contribuições que o curso poderá ter para o/a candidato/a ou para a comunidade onde ele/a vive, 2) Cópia do currículo vitae ou Lattes com principais comprovações (Ex. documentos que comprovem a área de formação acadêmica ou declaração de matrícula em curso de antropologia, ciências sociais, ciência política, história, museologia, patrimônio, turismo, administração ou áreas afins, bem como experiências e/ou produções acadêmicas, artísticas e/ou profissionais não acadêmicas relacionadas à área do curso) [de 0 a 6 pontos] 3) Autodeclaração se deseja concorrer como pessoa preta, parda, indígena (PPI), LGBTQIA+ e/ou pessoa com deficiência (PCD) [percentual de vagas a serem reservadas, conforme a legislação vigente e as normas internas dos cursos ofertados pela Fundação Joaquim Nabuco - FUNDAJ]. OBS: Os documentos devem ser entregues em PDF único
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Monitoramento e Avaliação de Políticas Educacionais com Base em Evidências
Professor: Jorge Alexandre Barbosa Neves
Ementa: Primeira Unidade: elaboração e aplicação de indicadores educacionais (10 horas). Segunda Unidade: desenhos analíticos de monitoramento e avaliação de políticas sociais (20 horas). Terceira Unidade: métodos e técnicas estatísticas de aplicados ao monitoramento e avaliação de políticas sociais (30 horas).
Modalidade: A distância
Carga horária: 60h
Vagas: 40
Requisitos da seleção: Os cursistas não precisam ter conhecimento prévio de estatística ou métodos quantitativos. Portanto, o processo de seleção pode ser bastante aberto.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Linguagem Inclusiva de Gênero na Escola
Professor: Iran Ferreira de Melo
Ementa: Compreensão da pedagogia queer/cuir e reflexão sobre transnarrativas na/da escola. Conceito e manifestação da Linguagem Inclusiva de Gênero. Potências e limites da Linguagem Inclusiva de Gênero em currículos escolares. Formas e abordagens da Linguagem Inclusiva de Gênero no livro didático. Produção de projeto didático escolar com e a partir da Linguagem Inclusiva de Gênero. Problematizações e saídas para a formação docente com a Linguagem Inclusiva de Gênero. Exposição e análise de práticas em glotopolítica inclusiva de gênero na escola.
Modalidade: A distância (síncrona e assíncrona)
Carga horária: 30h
Vagas: 35
Requisitos da seleção: Formulário do Google Forms com carta de intenção com 300 palavras.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Descolonizando-nos: corpo, poder e pensamento nas relações educativas
Professores: Mauricio Antunes Tavares / Edneida Rabêlo Cavalcanti / Rui Gomes de Mattos de Mesquita
Ementa: Sentidos vitais e gestos (auto)biográficos. A pergunta narrativa e as palavras em ação. Os relatos e o agenciamento político. As potencialidades pedagógicas dos relatos. Dispositivos narrativos e tecnologías descoloniais na escrita. A escrita do sim e o poder discursivo. Leituras situadas, afetivas e performativas.
Modalidade: Presencial
Carga horária: 60h
Vagas: 40
Requisitos da seleção: Professores do Ensino Básico da rede pública – prioridade na distribuição de vagas – mediante comprovação de vínculo. Estudantes dos cursos de licenciatura – mediante comprovação de matrícula. Outras pessoas interessadas – carta de apresentação e exposição de motivos
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Professor conectado: Didática de ensino e tecnologias aplicadas à educação
Professores: Adriana de Fatima Valente Bastos / Jouberte Maria Leandro Santos
Ementa: Fundamentos da Didática de Ensino. Tecnologias Aplicadas à Educação: panoramas e tendências. Ferramentas digitais para criação de materiais educativos. Microlearning. Gamificação e aprendizagem. Planejamento de aulas com tecnologia. Avaliação da aprendizagem mediada por tecnologia.
Modalidade: A distância (síncrona e assíncrona)
Carga horária: 30h
Vagas: 25
Requisitos da seleção: Professores, educadores, estudantes de pedagogia e demais interessados no uso de tecnologias na educação poderão se inscrever no curto. A seleção será realizada por ordem de inscrição, levando em consideração as áreas de formação e atuação dos candidatos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Políticas Educacionais e Ensino Médio no Brasil
Professora: Catarina Cerqueira de Freitas Santos
Ementa: Estado e Políticas Educacionais. Dualidade Estrutural da Educação. Estrutura e organização do Ensino Médio no Brasil. Concepções de Ensino Médio Integrado e Educação profissional.Reformadores Empresariais do Brasil e o contexto de implementação da Reforma do Ensino Médio. BNCC e Reforma do Ensino Médio. Políticas de Tempo Integral no Ensino Médio. Mobilizações e resistências contra a Reforma do Ensino Médio.
Modalidade: A distância (síncrona e assíncrona)
Carga horária: 30h
Vagas: 30
Requisitos da seleção: Os cursistas serão selecionados por meio da elaboração de uma carta de intenções que deve conter: 1) Link do currículo lattes; 2) Texto resumido, em formato livre, mas necessariamente com os seguintes itens: a) Apresentação da trajetória acadêmica/profissional até o momento; b) Argumentação de como o curso poderá contribuir para o crescimento pessoal e para a qualificação profissional do candidato.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Gestão de Ideias para a Inovação
Professora: Daniela Salgado Gonçalves da Silva
Ementa: ● Fundamentos da Inovação ● Redes Sociotécnicas: um híbrido de tecnologia e capital humano ● Abordagem a Iniciativas Inovadoras na Gestão Pública ● Gestão de Ideias para Inovação ● Atores Intraempreendedores ● Movimentos Sociais ● Empoderamento Criativo ● Valorização Cultural
Modalidade: A distância (síncrona e assíncrona)
Carga horária: 45h
Vagas: 40
Requisitos da seleção: Formas de inscrição: Formulário Google. Critério de seleção: 1. Cursista com ensino do magistério superior ou tecnológico completo (comprovante no ato da inscrição). 2. Agente público (comprovante no ato da inscrição) ou Membro de Associações e Cooperativas (comprovante no ato da inscrição - estatuto ou a publicação via ato oficial, onde conste o nome do cursista) ou Microempresário Individual (comprovante no ato da inscrição). 3. Por ordem de inscrição (os primeiros 40 inscritos com a documentação regular, serão contemplados).
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Didáticas para o uso de tecnologias aplicadas à educação
Professores: Lucas Victor Silva / Danielle Cristine Camelo Farias
Ementa: Fundamentos da Didática Geral. Conceitos de ensino, aprendizagem, avaliação, métodos de ensino, conteúdos de ensino e saberes docentes. Conceitos de Nativos e imigrantes digitais, geração zappiens. Sociedade da informação. Aprendizagem como experiência. A relação entre informação, conhecimento, saber e experiência. Análise pedagógica de recursos educacionais digitais. Recursos educacionais digitais: quiz, mapa mental, mapa conceitual, podcast, meme, WhatsApp, Chatgpt e Youtube. Fundamentos teórico-metodológicos para a elaboração de recursos educacionais digitais. Planejamento de atividades pedagógicas com recursos educacionais digitais. Prática de elaboração de recursos educacionais digitais
Modalidade: A distância (síncrona e assíncrona)
Carga horária: 45h
Vagas: 25
Requisitos da seleção: Podem se inscrever no curso: docentes da Educação Básica (anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, docentes do Ensino Superior e Licenciandos/as que estejam nos períodos finais do curso, atuando em seus estágios curriculares obrigatórios de regência. O processo de seleção dos cursistas será realizado a partir do envio de uma carta com exposição do interesse em participar do curso. O texto deve conter entre 300 e 500 palavras Critérios de seleção: a) Interesse pessoal em função do itinerário formativo anterior; b) Aproximação profissional e teórica com a temática; c) Coerência argumentativa. Critério de desempate: tempo de atividade docente.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Introdução às Práticas Pedagógicas no ensino de linguagem na Educação a Distância
Professora: Suzana Ferreira Paulino Domingos
Ementa: Introdução à educação a distância; Metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem na EAD; Tecnologias e plataformas educacionais; Recursos didáticos interativos; Estratégias de avaliação na EAD
Modalidade: A distância (síncrona e assíncrona)
Carga horária: 30h
Vagas: 25
Requisitos da seleção: Os cursistas serão selecionados de acordo com sua relação com as licenciaturas em EaD.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Exercício do Controle Social na Saúde Indígena
Professora: Ana Carla Silva Alexandre
Ementa: Estudo sobre a participacão e controle social na Atenção Integral à Saúde das populações indígenas. Aborda dados históricos, demográficos e epidemiológicos das populações indígenas do Brasil e da Região Nordeste. Preparar os discentes para desenvolver habilidades interculturais para efetiva configuração de um espaço de participação social dos povos indígenas com a implementação do Sasi
Modalidade: A distância (síncrona e assíncrona)
Carga horária: 15h
Vagas: 25
Requisitos da seleção: Os cursistas serão selecionados mediantes entrevista e carta de intenção em participar do curso.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Formação em Psicologia Preta/Afroperspectivada
Professoras: Carla Fernanda de Lima / Bruna de Jesus Lopes
Ementa: Afrocentricidade. Ancestralidade africana e mundo contemporâneo. Racismo. Subjetividade do negro. Descolonização da Psicologia. Psicologia Preta/Afroperspectivada. Intervenções frente a saúde mental do negro.
Modalidade: A distância
Carga horária: 30h
Vagas: 30
Requisitos da seleção: Ser maior de 18 anos, ser estudante de psicologia, ou psicólogo/a.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Diversidades de Gênero e Inclusão Social
Professora: Lana Lisiêr de Lima Palmeira
Ementa: Princípios fundamentais da igualdade de gênero, dos direitos das mulheres, bem como das questões alusivas à população LGBTQIAPN+. Exploração do conceito de gêneros e seu papel na construção de papéis sociais.
Modalidade: A distância
Carga horária: 30h
Vagas: 25
Requisitos da seleção: Formação na área de Educação, e preferencialmente, em plena atuação nas suas atividades, seja como professor e/ou gestor.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Equidade para a Democracia
Professores: Viviane Gonçalves Freitas / Alessandra Rodrigues Costa Fonseca / Gleidylucy Oliveira da Silva / Stephany Dayana Pereira Mencato (tutora)
Ementa: Curso – Equidade para a Democracia Revisão dos sentidos da democracia, a partir das experiências mundiais no século XX, considerando também o que nos apresentam as primeiras décadas do século XXI. Discussões sobre os sentidos da democracia no Brasil, inserido no contexto da Améfrica Ladina, a partir do entendimento sobre equidade, pluralidade e reconhecimentos como condições necessárias para a existência e subsistência do regime democrático. Teoria política feminista interseccional e decolonial como estratégia metodológica.
Modalidade: A distância, com aulas síncronas (54h) e atividades assíncronas (6h).
Carga horária: 60h
Vagas: 50
Requisitos da seleção: O processo seletivo consistirá em etapa única, composta por análise de carta de intenção e currículo vitae, sob a responsabilidade das três docentes do curso. Como critérios de seleção, serão considerados: (a) demonstração de interesse pela temática; (b) trajetória acadêmico-profissional; (c) diversidade de gênero, raça, territorialidade e geracional; (d) limite de vagas disponíveis.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Justiça Climática e Interseccionalidades
Professora: Verônica Maria Bezerra Guimarães
Ementa: Ciência do Clima e Direitos Humanos. Emergências Climáticas. Direito Internacional Ambiental e Climático. Ecopolítica e Negacionismo Climático. Refugiados Ambientais e Climáticos. Vulnerabilidade ambiental, ecológica e climática. Justiça, Movimentos e Racismo Ambiental e Climático. Litigância Climática. Interseccionalidades, Ecofeminismo e Justiça Climática. Justiça Climática no Brasil.
Modalidade: Semipresencial (presencial e a distância). Sendo cinquenta por cento (50%) da carga horária do curso presencial e a outra metade, à distância (síncrona).
Carga horária: 60h
Vagas: 25
Requisitos da seleção: A forma e o critério de seleção dos cursistas serão realizados de acordo com as regras gerais estabelecidas pela Fundação Joaquim Nabuco para os cursos de Curta Duração, em composição com a proposta do Curso e a professora ministrante.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direito Cultural
Professora: Amanda Patrycia Coutinho de Cerqueira
Ementa: Direito Cultural: Direitos Culturais como Direitos Fundamentais e Humanos; Direito Cultural e Economia da Cultura; Direitos Culturais nas Políticas Culturais Brasileiras; Direito de Imagem e Novas Tecnologias; A Proteção Jurídica das Criações Artísticas, sob a Ótica dos Direitos Culturais – Propriedade Intelectual e Direito Autoral; Patrimônio Cultural Material e Imaterial: Conceitos e Instrumentos de Proteção; Fomento à Cultura via Legislação de Direito Cultural; Empreendedorismo Cultural; Formalização de Pessoas Físicas e Jurídicas - Modelos de Negócios e Gestão de Contratos. Direito Cultural e Inovação; Relações Internacionais e Direito à Cultura.
Modalidade: Semipresencial (presencial e a distância).
Carga horária: 15h
Vagas: 25
Requisitos da seleção: Nota biográfica e carta de motivação
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Construindo Ambientes Educacionais Inclusivos: Capacitação para a Inclusão e Valorização da Diversidade
Professora: Maria Neurilane Viana Nogueira
Ementa: Este Curso de Educação em Direitos Humanos para Professores, Gestores e Profissionais, aborda: conceito e história dos Direitos Humanos, princípios fundamentais dos Direitos Humanos, relevância dos Direitos Humanos na contemporaneidade, tipos de violações dos Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos, inclusão e equidade, ferramentas para promover os Direitos Humanos, campanhas, projetos e ações comunitárias, análise crítica das práticas educacionais e profissionais sob a ótica dos Direitos Humanos, identificação de preconceitos, estereótipos e atitudes discriminatórias presentes na sociedade e no ambiente de trabalho, autoavaliação e autocrítica sobre o próprio papel na promoção ou perpetuação das violações dos Direitos Humanos, estratégias para superação de barreiras e construção de ambientes mais inclusivos e justos, ética profissional e responsabilidade social, papel dos profissionais na construção de uma sociedade mais justa e igualitária, estratégias para promover a conscientização e o engajamento cívico e social em torno dos Direitos Humanos, desenvolvimento de ações de responsabilidade social corporativa e comunitária focadas na promoção dos Direitos Humanos.
Modalidade: A distância (síncrona e assíncrona)
Carga horária: 15h
Vagas: 25
Requisitos da seleção: Abrir um período de inscrição online, onde os interessados podem preencher um formulário com informações pessoais e motivos para participar do curso.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Direitos Humanos, Estado e Movimentos Sociais
Professores: Guilherme Figueiredo Benzaquen / Simone da Silva Ribeiro Gomes / Pedro dos Santos de Borba
Ementa: O curso apresenta um panorama crítico dos Direitos Humanos em escala transnacional. Refletindo acerca da promoção e da violação dos Direitos Humanos entre o Estado e os movimentos sociais, o curso apresenta um olhar abrangente desses processos a partir de aportes das ciências sociais contemporâneas. Isso é feito começando com uma discussão sobre a construção histórica e social dos Direitos Humanos. Depois são trabalhados contextos e lógicas das violações dos Direitos Humanos. Por fim, são discutidos os papeis das lutas sociais e das políticas públicas na promoção dos Direitos Humanos. Ao longo de todo curso, os discentes terão contato com aportes teóricos e processos históricos centrais para a temática do curso.
Modalidade: A distância (síncrona e assíncrona)
Carga horária: 60h
Vagas: 50
Requisitos da seleção: O curso está voltado para todos os interessados na promoção e defesa dos Direitos Humanos. É especialmente indicado para servidores públicos envolvidos em áreas relacionadas aos Direitos Humanos, professores e educadores, integrantes de Organizações Não Governamentais (ONGs), membros de sindicatos e associações profissionais, participantes de movimentos sociais.