Notícias
Fundaj forma equipe de Brigadistas de Incêndio e Emergência
Uma equipe de colaboradores da Fundaj concluiu um curso de Brigada de Incêndio e Emergência, nesta sexta-feira (15), na Sala Calouste Gulbenkian, no Campus Gilberto Freyre da instituição. Promovida pela Fundação Joaquim Nabuco por meio da Coordenação de Serviços Gerais (Serge) da Fundaj, a iniciativa contou com 64 horas de carga horária, trabalhando conceitos teóricos e práticos ao longo da formação.
“Juntos, formamos, a partir de agora, uma família unida para salvar vidas. Gratidão a todos que nos apoiaram durante o curso, e aos brigadistas, instrutores e alunos que fizeram parte dessa formação. Todos os ensinamentos que recebemos não são só para nós, mas também para servir a nossa família e o povo”, afirmou o coordenador da Serge, João Evangelista.
Na cerimônia de encerramento do curso, todos os participantes puderam receber certificados pelas horas cursadas. Durante toda a semana, de 11 a 15 de julho, o grupo de alunos participou de aulas sobre combate a princípios de incêndio e atendimento de primeiros-socorros, nos campi da Fundaj.
“Participei para aprender a salvar vidas. Gostei muito da dinâmica, e o que mais me marcou foi quando aprendemos a fazer a reanimação cardiopulmonar, treinando nos manequins. Outro momento que achei muito interessante foi quando aprendemos a usar os extintores de água, pó e hidrogênio”, afirmou o colaborador da Fundaj, Raimundo José do Nascimento.
Em seu pronunciamento final, o instrutor de atendimento pré-hospitalar, Valdemir Lopes, ressaltou a importância da preparação. “Vejo muitos incêndios causando perdas de patrimônio, por falta de preparação, e fiquei muito feliz com essa parceria com vocês. Para Pernambuco e o Brasil, a Fundaj é um patrimônio importantíssimo e todos que o visitarem agora estarão mais seguros”, afirmou. A semana de aprendizados foi encerrada e o grupo foi capacitado a preservar vidas e a proteger também o grande acervo histórico da instituição.