Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
FUNDAJ
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso a Informação
    • Ações e Programas
      • Ações e Programas
      • Metas Institucionais
      • Renúncia de Receitas
      • Fundo de Amparo ao trabalhador – FAT
      • Consultores Unesco
      • Planejamento Institucional
    • Auditoria
      • Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT
      • Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna - RAINT
      • Relatórios da CGU
      • Relatórios de Gestão
      • Parecer de Auditoria Interna sobre a Prestação de Contas Anual
    • Comissão de Ética Setorial
      • Dados
    • Corregedoria
    • Convênios e Transferências
      • Convênios e outros acordos firmados pela Fundaj
      • Transferências de Recursos
    • Dados Abertos
    • Gastos com a prevenção Covid- 19
    • Informações Classificadas
      • Formulários
      • Formulários
    • Institucional
      • Agenda de Autoridades
      • Quem é Quem
      • Horários de funcionamento e atendimento ao público.
      • Estatuto e Regimento
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Principais cargos / Informações dos principais cargos
      • Classificação dos Riscos dos Processos Finalísticos
      • Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD
      • Perfil Profissional
    • Licitações e Contratos
      • Para acompanhar Licitações a partir de Janeiro de 2024, em diante
      • Para acompanhar Licitações antigas, até Dezembro de 2023
      • Contratos
      • Detalhamento dos contratos
      • Consulta de Licitações
    • Participação Social
      • Participação Social
      • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Ouvidoria da Fundaj
      • Formulários
      • Resoluções do Conselho Diretor
    • Perguntas Frequentes
    • Planejamento Estratégico
    • Política de Segurança da Informação
    • Receitas e Despesas
      • Cursos e Capacitaçōes de Servidores
      • Detalhamento de Viagens e Serviços - Portal da Transparência
      • Detalhamento da Receita Pública - Portal da Transparência
      • Orçamento de Despesa Pública - Portal da Transparência
    • Serviço de informação ao Cidadão - SIC
    • Servidores
      • Servidores Fundaj
      • Terceirizados
    • e-SIC
    • Transparência Fundaj
      • Transparência Fundaj
  • Assuntos
    • A Fundaj
      • Imagens da Fundaj
    • Personalidades
      • Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo
      • Gilberto Freyre
      • Josué Apolônio de Castro
    • Endereços Fundaj
      • Diretorias
      • Bibliotecas
      • Auditorios
      • Espaços Culturais
      • Salas
      • Livrarias
    • Documentos Oficiais
      • Relatórios de Gestão
      • Estatuto
      • Regimento interno
      • Contas anuais
      • PDTI - Fundaj
      • Demonstrações Contábeis
    • Força de Trabalho
    • Manual de Marca
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria da Fundaj
      • Ouvidoria da Fundaj
      • O Ouvidor
      • História da Ouvidoria
      • Perguntas Frequentes
      • Relatórios da Ouvidoria
      • Notícias da Ouvidoria
      • Sites Oficiais do Governo Federal
      • Contatos
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Chamamento Público
      • Painel Resolveu
      • Fluxos do Atendimento
      • Legislação
      • Formulários de Manifestação
      • Integridade no Governo Federal - Venha Conhecer!
      • Conselhos de Usuários de Serviços Públicos - Perguntas e Respostas
      • Painel de Integridade Pública
      • Plano Anual de Trabalho
      • Fluxos do Atendimento
    • Atendimento à imprensa
      • Atendimento à imprensa
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • Boletins de Notícias
      • Mensagem da Presidenta
      • Boletins de Notícias
    • Carnaval - Um enredo preservado pela Fundação Joaquim Nabuco em seus 75 anos
    • Twitter
    • Facebook
    • Instagram
    • Youtube
    • Fundaj na Mídia
      • Impresso/Site
      • Rádio
      • TV
    • Outros
      • Planilhas
      • Textos
      • Relatórios
      • Imagens
      • Notícias
  • Composição
    • Presidência
      • Agenda da Presidente MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
      • Carta ao Cidadão
      • Missão, Visão e Valores
      • Cooperação Internacional
      • Seminário de Tropicologia
      • Programas Institucionais
      • Comissão de Ética
      • Portarias
    • DIPES
      • A Dipes
      • Agenda do Diretor
      • Informativo Mensal
      • Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória - CECIM
      • Centro de Estudo em Dinâmicas Sociais e Territoriais - CEDIST
      • Laboratório de Informações Sociais - LAIS
      • Grupos de Pesquisa
      • Publicações
      • Eventos
      • PIBIC
      • Macroprocessos
      • 9º epePE
      • Sala Segura Sedap / Fundaj
    • DIFOR
      • A Difor
      • Cursos
      • Editais
      • Projetos Permanentes
      • Agenda da Diretoria
      • Fale com a Difor
      • Informativo Mensal
    • DIMECA
      • Agenda do Diretor
      • Acervos Históricos e Documentais
      • Acervo Digital (Site antigo)
      • Biblioteca
      • Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira (Cehibra)
      • Coordenação de Museologia
      • Fluxograma dos Processos Mapeados
      • Fluxograma dos Processos Mapeados
      • Laborarte
      • Museu do Homem do Nordeste
      • Unidade de Artes Visuais
      • Editora Massangana
    • DIPLAD
      • Agenda do Diretor
      • Equipe de TI
      • Pagamentos da Fundaj
  • Cursos
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Centrais de Conteúdo Notícias Fundaj entrega relatório de pesquisa sobre impacto da pandemia da covid-19 nas crianças
Info

Notícias

Fundaj entrega relatório de pesquisa sobre impacto da pandemia da covid-19 nas crianças

Com respostas de 40 crianças do Brasil e do exterior, pesquisa relatou percepções, vivências e experiências das infâncias diante do isolamento provocado pela pandemia
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 02/04/2025 11h05

Há cinco anos, a pandemia de covid-19 provocava uma mudança brusca na realidade de todo o planeta. Empresas, estabelecimentos comerciais, escolas e diversas outras instituições públicas e privadas tiveram suas rotinas modificadas pela necessidade de distanciamento social devido ao perigo iminente do coronavírus. No âmbito individual, as dinâmicas sociais e as relações interpessoais também foram profundamente mexidas pela nova realidade imposta para evitar o contágio. Foi na vida das crianças, no entanto, que os impactos foram ainda maiores no dia a dia.

Este é o ponto de partida da pesquisa “A pandemia de covid-19 e as crianças: estudo das vivências e representações em época de isolamento social”, realizada pelo Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (Cecim), da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). Sob coordenação da pesquisadora Patrícia Simões, que também integra o Grupo de Pesquisas Infância e Educação na Contemporaneidade (GPIEDUC), o estudo relatou percepções, vivências e experiências de crianças diante do distanciamento social durante a pandemia.

Para a equipe de pesquisa responsável pelo estudo — Ana Júlia Lacerda Meira Menezes, Mariana Uchôa Simões Barbosa, Milene Morais Ferreira, Riva Resnick e Rosimere Ferreira da Penha —, há uma expectativa de que a análise realizada possa oferecer aos profissionais da educação e demais áreas que atuam direta ou indiretamente com as crianças e as famílias delas uma contribuição única para entender como elas aprendem. Além disso, as pesquisadoras também esperam que os resultados do estudo permitam o melhor enfrentamento das dificuldades de desenvolvimento às crianças decorrentes da pandemia e do isolamento social.

Para dar corpo à pesquisa, 40 crianças — das quais, 29 moravam no Brasil e 11 viviam em outros países, incluindo Argentina, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Israel e Portugal — responderam a duas questões: “o que é o coronavírus?” e “como está sendo o isolamento que você está vivendo?”. Com o apoio das famílias durante as entrevistas, a equipe de pesquisadoras recebeu respostas na linguagem de preferência de cada criança, incluindo áudio, vídeo, desenhos, colagens ou por relatos escritos. Patrícia Simões explica que as famílias das crianças, escolhidas pela proximidade com a equipe de pesquisa, foram orientadas a registrar o processo de produção dessas respostas. “As orientações eram dadas nesse contato, mas também tínhamos um Termo de Compromisso Livre e Esclarecido que orientava a realização dos registros pela família”, explica.

Um fator importante para a realização da pesquisa também foi o acordo entre as pesquisadoras, a família e a própria criança para participar no estudo. Apesar de um termo de consentimento ter sido exigido dos responsáveis, as crianças também tiveram parte na escolha. “Na gravação, os termos de consentimento que enviamos para os pais são repetidos para as crianças que expressam seu consentimento na gravação. Elas entenderam, queriam ajudar, compreenderam que suas opiniões poderiam ser úteis para a compreensão dos seus pontos de vista e até como orientação para outras crianças”, afirma a coordenadora do estudo.

O conteúdo do material recebido pela equipe de pesquisa foi analisado de acordo com três temáticas: corpo e movimento, tempo e espaço, e escola. O estudo buscou revelar percepções, vivências e experiências de crianças no contexto de isolamento social durante a pandemia. A perspectiva teórica adotada é a de autores dos novos estudos sociais da infância que consideram a criança como sujeito social, capaz de ressignificar os acontecimentos, entender e opinar sobre como os efeitos macro e micro das crises sociais impactam seu próprio grupo geracional e os adultos que lhe rodeiam. As narrativas gráficas e verbais evidenciaram os sentimentos de tristeza, perda, dor e medo que o recolhimento nas casas e a companhia dos familiares revertia em proteção, segurança e acolhimento. As crianças apontaram para a mudança no espaço da casa que transformou-se em lugar de trabalho dos pais, estudo e brincadeira e, sobre essas mudanças, expressaram sentimentos ambivalentes. Por sua vez, a cidade representa o perigo, o desconhecido, o proibido e a escola é associada à possibilidade de locomoção, à mobilidade e à garantia da experiência do deslocamento.

Além de avaliar a visão das crianças sobre a pandemia e sobre o isolamento social provocada pelo coronavírus, a pesquisa também evidenciou a relação entre a infância e a escola diante das dificuldades impostas pelo distanciamento. Em apenas um dos vídeos mencionados no relatório, a escola aparece espontaneamente na fala da criança, sem estar associada aos amigos. “Outras pesquisas mostram registros parecidos: a importância e o valor da escola, para as crianças, está muito relacionada aos momentos de interação, amizade, diversão, companheirismo com os colegas e a afetividade com as professoras”, constata Patrícia Simões.

Embora não seja uma questão fácil de ser respondida, a pesquisadora da Fundaj vê essa associação entre o ambiente de estudos e a afetividade como algo esperado. “Quando perguntamos a alguém - a você - o que lembra da sua Educação Infantil, a tendência é lembrar de algo afetivo e não do que você aprendeu nessa etapa”. Para ela, o modelo de escola adotado no Brasil e em outros países que a pesquisa alcançou é muito conteudista e se distanciou das vivências das crianças. “Precisamos de escolas se reinventem e se aproximem das crianças e de suas famílias porque esse encontro ajudará a escola a cumprir o seu papel de, junto com as famílias, educar e cuidar das crianças”, finaliza Simões.

Educação e Pesquisa
Tags: Pernambuco
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso a Informação
    • Ações e Programas
      • Ações e Programas
      • Metas Institucionais
      • Renúncia de Receitas
      • Fundo de Amparo ao trabalhador – FAT
      • Consultores Unesco
      • Planejamento Institucional
    • Auditoria
      • Plano Anual de Auditoria Interna - PAINT
      • Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna - RAINT
      • Relatórios da CGU
      • Relatórios de Gestão
      • Parecer de Auditoria Interna sobre a Prestação de Contas Anual
    • Comissão de Ética Setorial
      • Dados
    • Corregedoria
    • Convênios e Transferências
      • Convênios e outros acordos firmados pela Fundaj
      • Transferências de Recursos
    • Dados Abertos
    • Gastos com a prevenção Covid- 19
    • Informações Classificadas
      • Formulários
      • Formulários
    • Institucional
      • Agenda de Autoridades
      • Quem é Quem
      • Horários de funcionamento e atendimento ao público.
      • Estatuto e Regimento
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Principais cargos / Informações dos principais cargos
      • Classificação dos Riscos dos Processos Finalísticos
      • Lei Geral de Proteção de Dados - LGPD
      • Perfil Profissional
    • Licitações e Contratos
      • Para acompanhar Licitações a partir de Janeiro de 2024, em diante
      • Para acompanhar Licitações antigas, até Dezembro de 2023
      • Contratos
      • Detalhamento dos contratos
      • Consulta de Licitações
    • Participação Social
      • Participação Social
      • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Ouvidoria da Fundaj
      • Formulários
      • Resoluções do Conselho Diretor
    • Perguntas Frequentes
    • Planejamento Estratégico
    • Política de Segurança da Informação
    • Receitas e Despesas
      • Cursos e Capacitaçōes de Servidores
      • Detalhamento de Viagens e Serviços - Portal da Transparência
      • Detalhamento da Receita Pública - Portal da Transparência
      • Orçamento de Despesa Pública - Portal da Transparência
    • Serviço de informação ao Cidadão - SIC
    • Servidores
      • Servidores Fundaj
      • Terceirizados
    • e-SIC
    • Transparência Fundaj
      • Transparência Fundaj
  • Assuntos
    • A Fundaj
      • Imagens da Fundaj
    • Personalidades
      • Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo
      • Gilberto Freyre
      • Josué Apolônio de Castro
    • Endereços Fundaj
      • Diretorias
      • Bibliotecas
      • Auditorios
      • Espaços Culturais
      • Salas
      • Livrarias
    • Documentos Oficiais
      • Relatórios de Gestão
      • Estatuto
      • Regimento interno
      • Contas anuais
      • PDTI - Fundaj
      • Demonstrações Contábeis
    • Força de Trabalho
    • Manual de Marca
  • Canais de Atendimento
    • Fale Conosco
    • Ouvidoria da Fundaj
      • Ouvidoria da Fundaj
      • O Ouvidor
      • História da Ouvidoria
      • Perguntas Frequentes
      • Relatórios da Ouvidoria
      • Notícias da Ouvidoria
      • Sites Oficiais do Governo Federal
      • Contatos
      • Carta de Serviços ao Cidadão
      • Chamamento Público
      • Painel Resolveu
      • Fluxos do Atendimento
      • Legislação
      • Formulários de Manifestação
      • Integridade no Governo Federal - Venha Conhecer!
      • Conselhos de Usuários de Serviços Públicos - Perguntas e Respostas
      • Painel de Integridade Pública
      • Plano Anual de Trabalho
      • Fluxos do Atendimento
    • Atendimento à imprensa
      • Atendimento à imprensa
  • Centrais de Conteúdo
    • Notícias
    • Boletins de Notícias
      • Mensagem da Presidenta
      • Boletins de Notícias
    • Carnaval - Um enredo preservado pela Fundação Joaquim Nabuco em seus 75 anos
    • Twitter
    • Facebook
    • Instagram
    • Youtube
    • Fundaj na Mídia
      • Impresso/Site
      • Rádio
      • TV
    • Outros
      • Planilhas
      • Textos
      • Relatórios
      • Imagens
      • Notícias
  • Composição
    • Presidência
      • Agenda da Presidente MARCIA ANGELA DA SILVA AGUIAR
      • Carta ao Cidadão
      • Missão, Visão e Valores
      • Cooperação Internacional
      • Seminário de Tropicologia
      • Programas Institucionais
      • Comissão de Ética
      • Portarias
    • DIPES
      • A Dipes
      • Agenda do Diretor
      • Informativo Mensal
      • Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória - CECIM
      • Centro de Estudo em Dinâmicas Sociais e Territoriais - CEDIST
      • Laboratório de Informações Sociais - LAIS
      • Grupos de Pesquisa
      • Publicações
      • Eventos
      • PIBIC
      • Macroprocessos
      • 9º epePE
      • Sala Segura Sedap / Fundaj
    • DIFOR
      • A Difor
      • Cursos
      • Editais
      • Projetos Permanentes
      • Agenda da Diretoria
      • Fale com a Difor
      • Informativo Mensal
    • DIMECA
      • Agenda do Diretor
      • Acervos Históricos e Documentais
      • Acervo Digital (Site antigo)
      • Biblioteca
      • Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira (Cehibra)
      • Coordenação de Museologia
      • Fluxograma dos Processos Mapeados
      • Fluxograma dos Processos Mapeados
      • Laborarte
      • Museu do Homem do Nordeste
      • Unidade de Artes Visuais
      • Editora Massangana
    • DIPLAD
      • Agenda do Diretor
      • Equipe de TI
      • Pagamentos da Fundaj
  • Cursos
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca