Notícias
Fundaj e Universidade Federal da Bahia assinam Protocolo de Intenções
A presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a professora doutora Márcia Angela Aguiar, e o reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Paulo Miguez, assinaram nesta quarta-feira (14) um Protocolo de Intenções que visa o estabelecimento de ações conjuntas no âmbito da pós-graduação, da pesquisa e da extensão.
A assinatura do protocolo ocorreu no gabinete da presidência da Fundaj, no Campus Gilberto Freyre, em Casa Forte, no Recife, e contou com a participação do diretor de Pesquisas Sociais (Dipes), Wilson Fusco, do diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), Túlio Velho Barreto, da diretora de Planejamento e Administração (Diplad), Aida Monteiro, e da procuradora Márcia Bezerra.
Segundo a presidenta Márcia Angela, essa parceria representa um passo significativo para fortalecer a colaboração entre as duas entidades, que irão trabalhar em conjunto para desenvolver programas e projetos específicos, com foco no impacto social. “Este protocolo celebrado entre a Fundaj e a UFBA pode abarcar ações em diversos projetos que podemos contemplar nesta nova fase da Fundação, e temos várias pautas já encaminhadas”, comentou a presidenta durante a assinatura.
O protocolo terá uma vigência inicial de 4 anos, com possibilidade de prorrogação. Durante esse período, serão realizadas reuniões técnicas para discutir e definir de forma detalhada os objetos e as ações cooperadas. Além disso, serão elaborados instrumentos individualizados e termos aditivos para especificar as formas de execução das iniciativas conjuntas, garantindo que todas as etapas do processo sejam cuidadosamente planejadas e executadas.
"A Fundaj é uma instituição fundamental na formação de gestores de cultura no Nordeste, e a UFBA se sente honrada em ter contribuído para essa missão. A colaboração entre a Fundaj e a UFBA, especialmente no avanço dos estudos sobre a Lei Paulo Gustavo e no desenvolvimento do protocolo de intenções, será essencial para a UFBA na construção de uma política cultural para a universidade. Há tempos, a ideia de montar um plano cultural estava em andamento, e com este protocolo, podemos reforçar e aprimorar o trabalho já existente. Além disso, estamos em tratativas para a realização de um curso conjunto. Por isso, é uma grande alegria e honra estar ao lado da Fundaj, uma parceria que tem se mostrado antiga e frutuosa."
Exposição ELAS
Após a assinatura, o reitor da UFBA pôde acompanhar os últimos preparativos para a abertura da exposição "Elas", que será inaugurada em 15 de agosto, às 17h. A mostra traz uma reflexão sobre onde estão as mulheres nos acervos da Fundaj, expondo cerca de 300 itens produzidos ou reunidos por mulheres, e ampliará a área de exibição do museu em 450 m², marcando a reabertura do primeiro andar, fechado desde 2008. A exposição foi apresentada ao reitor por um dos seus curadores, o museólogo do Muhne, Henrique Cruz.