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Fundaj e UFRPE conseguem a aprovação do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas e Desenvolvimento
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio de parceria entre a sua Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor) e o Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), aprovou, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a criação do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Políticas Públicas e Desenvolvimento, na modalidade mestrado acadêmico.
O Mestrado se insere nos objetivos da Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP) da Difor, visto que a Diretoria tem como missão promover atividades que resultem na aquisição de conhecimentos, habilidades e competências profissionais, com o objetivo de desenvolver as aptidões dos agentes de transformação social, com foco principal nas regiões Norte e Nordeste do país.
"A Fundação, por meio da Diretoria de Formação Profissional e Inovação, amplia o número de mestrados acadêmicos em associação com a UFRPE, fortalecendo as parcerias institucionais. A junção de docentes e pesquisadores de áreas afins das duas instituições busca ampliar e consolidar as atividades de formação, pesquisa e extensão. Esse movimento é de grande importância para a formação acadêmica, proporcionando maior intercâmbio entre os sujeitos envolvidos, e reafirmando nosso compromisso com a sociedade no campo da formação, da pesquisa e da extensão. Ao todo, temos três mestrados na Fundaj, sendo dois acadêmicos: mestrado em Educação, Culturas e Identidades, o novo mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento, e o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO)", afirmou a diretoria da Difor, Ana Abranches.
O Curso contempla duas linhas de pesquisa. Na linha 1: Instituições, Governo e Políticas Públicas, analisa-se o processo do ciclo das políticas públicas, suas instituições e atores, e na linha 2: Desigualdades e Desenvolvimento, analisam-se os contextos sociais ampliados, sua interação com o processo político e as consequências ampliadas das decisões e do desenho das políticas públicas. A Fundaj, inclusive, já tinha interesse em trabalhar as temáticas em um Mestrado Acadêmico. E a UFRPE, tem em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) a meta de ampliar a formação em Stricto Sensu na área de Humanas.
Com base no projeto aprovado, o Mestrado deverá ser ofertado no Campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, no Derby, com aulas concentradas no início da semana (segunda a quarta), com vistas a atender também a estudantes de fora da Região Metropolitana do Recife (RMR). A data de início ainda depende de trâmites junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE) e deverá ser informada em breve pelas instituições.
“A aprovação deste Mestrado traz uma contribuição à formação em políticas públicas no Nordeste, que possui apenas dois Mestrados Acadêmicos em Políticas Públicas na região (um na UECE e outro na UFMA). Nossa expectativa é contribuir com a formação qualificada em Políticas Públicas e Desenvolvimento, no Nordeste, em diálogo com o setor público nas esferas municipal, estadual e federal, reforçando as pesquisas que já desenvolvemos na Fundaj sobre esses temas”, conclui o pesquisador Diogo Helal.
“A região Nordeste, pelas suas características, histórico político e social, será beneficiada com a profissionalização de seus quadros profissionais, como também, no fortalecimento acadêmico da área de Ciência Política, a partir de uma formação híbrida aplicada e acadêmica”, concluiu Gabriella Bezerra.
Parceria
A Fundaj e a UFRPE já são parceiras em outro Mestrado, o Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI), que é igualmente ofertado de modo associado entre as instituições.
O PPGECI tem como área de concentração a educação, as culturas e as diversidades. O Programa foi o primeiro da UFRPE a oferecer cotas em sua seleção, com a disponibilização de 25% das vagas destinadas a perfis específicos de cota, com três linhas de pesquisa (1: Movimentos Sociais, Práticas educativo-culturais e identidades; 2: Desenvolvimento e Processos; 3: Políticas, Programas e Gestão de Processos Educacionais e Culturais)