Notícias
Fundaj e REECICLE lançam campanha com palestra sobre descarte de resíduos eletrônicos
Com atenção à necessidade de contribuir para um mundo sustentável, a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) deu início, nesta terça-feira (30), à campanha de conscientização ambiental em prol do descarte correto de resíduos eletrônicos. A ação, realizada em parceria com a REEECICLE, reuniu funcionários da Instituição e o público geral para uma palestra sobre o trabalho de destinação desse tipo de material.
O encontro foi promovido na sala Calouste Gulbenkian, no campus Gilberto Freyre da Fundaj, no bairro de Casa Forte. Do lado de fora, foram expostos alguns equipamentos obsoletos, como telefones e câmeras antigas, além de pilhas e pedaços de plástico extraídos de aparelhos. O gerente operacional da REEECICLE, Flávio Melo, conduziu a conversa com uma explicação sobre economia circular e o processo de descarte e reaproveitamento de objetos como celulares e notebooks que as pessoas não usam mais.
"Aqui, no Brasil, nós temos várias dificuldades. Às vezes, visitamos outros países, ficamos impressionados e vemos que são hábitos que devem ser mudados", afirmou o biólogo, destacando os impactos das parcerias que mantém com organizações como a Fundaj. "Antes, era uma ação interna, ou seja, o que eles (os parceiros) produziam de resíduo eletrônico era destinado para nós e fazíamos o descarte correto. Agora, estamos entrando em outra dimensão. Estão começando a entender a importância deles para os que estão ao redor, passando para a população, os condomínios, que podem fazer da Fundaj um local de descarte eletrônico", contou.
Já a analista ambiental Drielly Santana detalhou os serviços realizados pela REEECICLE, que recebe e coleta os equipamentos para a reciclagem. "É preciso que cada um tenha a consciência de destinar corretamente esse material. Nós temos o serviço de drive-thru na nossa empresa, lá na Iputinga, de segunda a sexta, e vários pontos de coleta. Tudo que envolve eletricidade, a gente recolhe, desde geladeira, ar-condicionado e ventilador a notebook e celular", informou.
Além de conhecer esse trabalho e refletir sobre a importância do descarte sustentável, os participantes da palestra foram incentivados a trazer de casa materiais eletrônicos em desuso para serem coletados na entidade.
Sustentabilidade
Realizada pelo segundo ano consecutivo, a campanha em prol do descarte de eletrônicos faz parte do Plano de Sustentabilidade da Fundaj. Desde então, foram descartadas 6 toneladas de resíduos eletrônicos nos campi e espaços da instituição. "Com esta ação, a Fundação cumpre sua missão social de orientar e ser uma referência. E uma das premissas do nosso plano é reduzir o impacto gerado dentro e fora da instituição pelos resíduos", ressaltou o coordenador de Planejamento Físico e Infraestrutura da Fundaj, Alex Fernandes.