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Fundaj e Centro de Educação da UFPE discutem criação de disciplinas de mestrado e doutorado
A presidenta da Fundação Joaquim Nabuco, a professora doutora Márcia Angela Aguiar, discutiu a proposta de parcerias em disciplinas para a pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A proposta foi apresentada pela professora Patricia Smith Cavalcante, coordenadora da pós-graduação, que esteve na Fundaj acompanhada da professora Thelma Panerai, envolvida no mesmo programa, e do professor visitante do Centro de Educação, José Ribeiro, de Porto, Portugal.
Durante o encontro, a presidenta da Fundaj informou sobre a parceria com o Instituto Pernambuco-Porto que promoveu a exibição de filmes pernambucanos, com a realização da mostra Cine BR/Porto, em novembro de 2023, no Instituto, uma experiência exitosa. De acordo com os presentes na reunião, a ideia é estabelecer um acordo de colaboração para explorar a interseção entre cinema, educação e antropologia, focando em narrativas autobiográficas como elemento central do projeto.
“Somos da área de Educação Tecnológica, onde conduzimos uma ampla variedade de pesquisas, incluindo estudos sobre narrativas audiovisuais, cinema e autobiografias. Propusemos uma parceria com a Fundaj para oferecer disciplinas colaborativas. A primeira delas, de Mestrado e Doutorado, será focada em Cinema, Educação e Antropologia. Planejamos realizar a parte prática nas instalações da Fundaj. É uma disciplina internacional do nosso programa, com professores de Portugal e da Espanha que trabalham, todos, com Cinema e Educação”, comentou a professora Patrícia Smith Cavalcante.
Segundo a coordenadora, também está prevista para o segundo semestre uma disciplina que abordará a interseção entre Cinema e Educação. “Nossa intenção é estabelecer uma parceria com a Fundaj, permitindo que nossos alunos de pós-graduação colaborem com uma comunidade selecionada pela Fundação. As atividades de ensino ocorrerão tanto na Universidade Federal de Pernambuco quanto na Fundaj”, explicou. Além disso, foi proposta a realização de um curso aberto na Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), abordando o tema das autobiografias digitais.
A segunda etapa do convênio está relacionada à pesquisa, com participação dos professores de Espanha e Portugal colaborando com os estudos sobre cinema e educação em conjunto com pesquisadores da Fundaj. A minuta do acordo de colaboração ainda será elaborada, mas a primeira ação já deve ser realizada entre 17 e 21 de junho. “Hoje foi nosso primeiro contato, cada um se apresentou, colocou ideias, mas vamos formalizar por meio de convênio para pesquisa e ensino”, concluiu Patricia Smith.
A proposta foi desenvolvida de forma colaborativa com instituições de ensino superior, a Associação de Produção e Animação Audiovisual AO NORTE, além de contar com conexões com diversas entidades como União de cineastas, Educar a mirada, RIAA (Rede de investigadores em antropologia audiovisual), Rede Cultura Visual, Associação Olho Largo de Cabo Verde, entre outras. Os objetivos do curso incluem disponibilizar produções significativas que possam inspirar práticas futuras, desenvolver habilidades de pesquisa e produção visual, sonora e audiovisual, bem como promover a reflexão sobre as dimensões éticas, estéticas, epistemológicas e políticas das práticas realizadas no campo e nas produções.