Notícias
Fundaj e Arquivo Nacional se encontram para promover requalificação de acervos
Dia de estreitamento de laços. Na tarde desta quinta-feira (11), o presidente da Fundaj, Antônio Campos, a coordenadora geral do Cehibra da instituição, Betty Lacerda, a coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf, Nadja Tenório e o chefe da Divisão do Centro de Documentação e Pesquisa da Fundaj, Lino Madureira, receberam um grupo do Arquivo Nacional (AN) para uma visita à Villa Digital e à Biblioteca, localizadas no campus Anísio Teixeira, em Apipucos.
“Estamos passando por uma rearrumação de vários acervos em diversas frentes da Fundaj. Temos empenhado esforços para a nossa transformação digital, e o Arquivo Nacional chegou no momento certo para somar conosco com sua experiência na área”, afirmou o presidente da Fundaj, Antônio Campos.
Estavam presentes na ocasião, o diretor do Arquivo Nacional, Ricardo Almeida Braga, a Coordenadora-Geral de Gestão de Documentos do AN, Mariana Meirelles, e o coordenador de Apoio ao Conselho Nacional de Arquivos, Antônio Laurindo.
“Estamos envolvidos com cerca de 65 mil quilômetros de documentos e temos a missão de orientar o tratamento de arquivos do Governo Federal. Dispomos de uma tabela de classificação de documentações, detalhando o que é preciso observar para entender se é válida a preservação e como deve ser feita”, afirmou Coordenadora-Geral de Gestão de Documentos do AN, Mariana Meirelles.
Durante a visita, o grupo conheceu e se encantou com os acervos de obras raras encontrados nas instalações do Cehibra (Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira) e com as fotos da Villa Digital. “O nosso acervo de fotografias do século XIX é um dos mais importantes do Brasil”, destacou a coordenadora geral do Cehibra da instituição, Betty Lacerda.
O encontro representou uma maior aproximação entre os Órgãos para que o AN possa participar da requalificação dos acervos da Fundaj, por meio de orientações visando uma melhor preservação e gestão de documentos e arquivos. Em breve, dois funcionários da Biblioteca Blanche Knopf farão uma visita técnica ao AN para serem instruídos sobre as melhores formas para requalificar acervos.