Notícias
Fundaj divulga lista de trabalhos deferidos na primeira etapa do Concurso de Boas Práticas Pedagógicas em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro
O Comitê Executivo do I Concurso de Boas Práticas em Educação Contextualizada com o Semiárido Brasileiro avaliou o processo de inscrição e realizou a primeira triagem dos trabalhos recebidos, conforme o trâmite determinado pelo edital.
Dos 23 trabalhos, doze foram deferidos e outros 11 foram indeferidos por não serem caracterizados como práticas já realizadas, conforme o item 6.1 do edital; ou por não atenderem ao item 6.4, que trata de quantidade de páginas e formatação do texto; e outros pelo item 6.5, que traz as regras sobre uso de pseudônimo e descrição da prática pedagógica.
Agora, passada a análise das documentações, os trabalhos seguem para a fase de avaliação pela Comissão Julgadora, que será realizada entre os dias 28 de dezembro de 2022 e 17 de janeiro de 2023.
A publicação do resultado com os vencedores do Concurso está prevista para o dia 25 de janeiro de 2023. Já o evento de entrega dos prêmios acontecerá em 15 de fevereiro do próximo ano.
O concurso
A primeira edição do Concurso de Boas Práticas Pedagógicas em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), é promovido pelas Diretorias de Pesquisas Sociais (Dipes) e de Formação (Difor) da instituição e vai premiar os vencedores em até R$ 15.000,00.
Com o objetivo de debater sobre práticas pedagógicas e aprimorar a educação no Semiárido brasileiro, a iniciativa vai reunir as propostas melhores colocadas em uma coletânea, publicada pela Editora Massangana em formato de e-book.
O concurso busca celebrar as ações que conectam a realidade escolar à região em que as unidades de educação estão inseridas. As práticas pedagógicas elaboradas por educadores e escolas, com base na Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido, buscam adaptar os conteúdos didáticos à geografia local, à cultura e às especificidades do lugar.
A premiação do 1º colocado do I Concurso de Boas Práticas Pedagógicas em Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro é de 15.000,00 (quinze mil reais), do 2º, 12.000,00 (doze mil reais) e do 3º, 10.000,00 (dez mil reais).
Dúvidas e informações referentes ao Edital poderão ser atendidas, por meio do e-mail: premio.semiarido@fundaj.gov.br. No site da Fundaj, há uma aba no canto superior esquerdo da tela com uma guia que leva às informações sobre o concurso. Você pode acessá-la clicando aqui.
Confira a lista dos trabalhos deferidos:
-
A construção da cartilha do Semiárido Mineiro
-
A produção do recurso didático “painel fotográfico coletivo: O campo/meu lugar e tempo da pandemia da covid-19” no ensino de geografia para as escolas do campo
-
Escola na caatinga - riqueza, conhecimento e resistência
-
Esperançar, o menino lê o mundo: Aprender para transformar
-
Fórum trilhas da cultura do inédito-viável através do Nemip/UFPE – esperançar no sertão com Paulo Freire
-
Menos lixo, mais vida
-
O uso do google lens no ensino de classificação dos seres vivos locais
-
Os campos de experiência na educação contextualizada
-
Os recicláveis e o meio ambiente: Uma questão de harmonia nas comunidades rurais
-
Roteiros geoeducativos como prática pedagógica nos Geossítios do geopark araripe: Contribuição para o Ensino de geografia
-
Sequências didáticas em trilhas ecológicas no sertão brasileiro
-
Umbu gigante: Do plantio à comercialização