Notícias
Fundaj conclui Transformação Digital com implementação do SEI
A gestão da Fundação Joaquim Nabuco dá mais um passo em direção à modernização. A partir de 12 de dezembro, a instituição passa a adotar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como ferramenta obrigatória na tramitação de processos administrativos e na elaboração de documentos oficiais. A medida está alinhada às metas de transformação digital contempladas no Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) da Fundaj e representa uma virada de chave que busca abolir os documentos físicos.
“A implementação do Sistema Eletrônico de Informações na Fundaj é uma desafio antigo da instituição, que está prestes a virar realidade. Trata-se da principal ação do Plano de Transformação Digital da Fundação. Vai proporcionar maior eficiência, transparência e agilidade aos processos internos do órgão”, atesta o presidente da Fundaj, Antônio Campos. Disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) desde o final de 2021, o Sistema Eletrônico de Informações tem como objetivo principal facilitar o encaminhamento dos processos administrativos, tornando-os mais ágeis, e os setores mais conectados.
O diretor de Planejamento e Administração da Fundaj, Allan Jones Araújo, destaca que a implantação do SEI trará, também, redução importante no consumo de papel, configurando, assim, numa ação de sustentabilidade. “Acredito que, com o SEI, a gestão da Fundaj dará um grande salto de qualidade e entrará definitivamente na era digital”, observa o diretor. Em outubro, 45 servidores e colaboradores de todas as diretorias da Fundaj foram treinados para operar o sistema, em uma formação com carga horária de 12h.
Desde a conclusão desta etapa, os participantes estão atuando como multiplicadores de conhecimento em seus respectivos setores. Agora, durante o período de implementação e adaptação, a Coordenação de TI da Fundaj disponibilizará técnicos para dar o suporte necessário aos usuários do sistema. A transição do sistema analógico para o sistema eletrônico de tramitação dos expedientes administrativos estará completa em 27 de fevereiro de 2023, data em que os processos já existentes em formato físico passam a tramitar exclusivamente pelo SEI. Neste intervalo, a Diretoria de Planejamento e Administração, por meio da Coordenação de Tecnologia da Informação, providenciará o suporte necessário para a digitalização e inclusão, no SEI, dos processos físicos ainda em tramitação.