Notícias
Fundaj aplica técnicas inovadoras e conhecimento diversificado no encontro de alunos e professores em escola do agreste
Dentro do projeto ‘Fundaj Vai à Escola: Educação e C&T’, a Fundação Joaquim Nabuco realizou, na última quarta-feira (8), uma visita à Escola de Referência em Ensino Médio Dr.Alexandrino da Rocha, no município de Bonito, no agreste pernambucano, para concluir a pesquisa-ação com ações de extensão científicas entre alunos e professores. As atividades tiveram início ainda em 2022, no final da pandemia da Covid 19.
O trabalho desenvolvido pelo Centro de Estudos de Cultura, Memória e Identidade (Cecim), da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), coordenado pelo pesquisador Marcos Lucena, apresenta mostras científicas, faz palestras, oficinas, capacitações teórico-pedagógicas e/ou experimentais, entre outras atividades, com o objetivo de identificar indicadores que possam se materializar em políticas públicas para a diminuição de desigualdades socioeconômicas e contribuir para o desenvolvimento nacional. A pesquisa está sendo realizada em parceria com professores e estudantes, licenciandos, parceiros da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e Universidade de Pernambuco (UPE).
“A EREM Alexandrino da Rocha teve a honra de receber o projeto, que trouxe conhecimento, interação no campo científico e tecnológico e atendeu, de forma dinâmica, professores de todas as áreas de conhecimento. Tivemos relatos bastante positivos de educadores e estudantes, do quanto foi produtivo essa vivência no chão da nossa escola. Agradecemos imensamente, ao coordenador Marcos Lucena e toda equipe de professores e graduandos pelo empenho de ter nos contemplado com um projeto de tamanha significância”, disse a gestora Maria Kathia Cabral.
Para o professor Isaac Barbosa Veiga Filho, o evento foi altamente proveitoso para a escola, uma vez que trouxe técnicas inovadoras de Ciência e Tecnologia, para os professores e, principalmente, porque os alunos interagiram com jogos, experimentos e conhecimentos bastante diversificados, nas áreas de matemática, física e química, o que veio somar na formação desses alunos. “Obrigado por esse momento de tanta importância, voltado para a aprendizagem e autonomia dos nossos alunos em busca dos seus conhecimentos”.
De acordo com Marcos Lucena, a próxima visita será realizada na Escola Técnica Estadual Edson Moura, no município de Belo Jardim, também no agreste, ainda este mês, no dia 22.