Notícias
Fundaj abre mostra retrospectiva de videoarte
Teve início na tarde desta quarta-feira (22), na Galeria Vicente do Rego Monteiro, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Campus Ulisses Pernambucano, na Rua Henrique Dias, 609, Derby, a Mostra Retrospectiva do Concurso de Videoarte. O evento marca a celebração e ativação do acervo, que possui mais de 200 títulos de obras de arte, nacional e internacional, da Unidade de Artes Visuais Cristina Tavares, setor vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca).
A mostra faz uma retrospectiva do trabalho de 19 artistas, que participaram de concursos de videoarte, ao longo de 11 edições, desde 2007, em âmbito nacional, que premiou diversos artistas brasileiros. A videoarte é uma área artística pouco incentivada e a Fundaj estimula essa produção cultural, para absorver novas produções, apostando nos projetos dos artistas, que é o grande diferencial, para a criação de uma videoarte, explicou a responsável pela Unidade de Artes Visuais, Ana Carmen Palhares.
A mostra foi dividida em apresentações de quatro semanas, com eixos temáticos que tratam de performance corporal, geografia fictícia e política. São obras que se comunicam, através desse sentido ficcional. Esses artistas são muito diferentes, mas se articulam a partir de uma narrativa ficcional, não como mentira, mas como ficção de inventividade, como outra forma de articular, justificou a curadora convidada, Myllena Matos. A mostra está aberta ao público, para visitação, de terça a domingo, de 13h às 17h.