Notícias
Fundaj abre exposição “A Cultura Marítima Pesqueira em Pernambuco” na Biblioteca Central da UFPE
Exibida pela primeira vez no Museu do Homem do Nordeste (Muhne), equipamento cultural da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a exposição fotográfica “A Cultura Marítima Pesqueira em Pernambuco” chegou nesta segunda-feira (23) ao hall da Biblioteca Central, localizada no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco. A mostra, que adquiriu caráter itinerante, explora o universo da pesca artesanal enquanto expressão cultural própria de Pernambuco, e segue exposta até o dia 13 de novembro.
A exposição faz parte do VI Seminário Pesca Artesanal e Sustentabilidade Socioambiental e é uma articulação da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) e da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj, com apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura. Edneida Cavalcanti, coordenadora do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist) da Dipes, ressalta a oportunidade de dar luz a um tema recorrente nas pesquisas feitas pela Fundação Joaquim Nabuco e o trabalho conjunto entre as duas diretorias da instituição.
“A exposição por si só já é uma articulação interna da Fundaj, entre a Dipes, onde temos uma linha de estudos e pesquisas com a pesca artesanal, e a Dimeca, que tem um acervo fantástico”, conta a coordenadora do Cedist. Sobre a itinerância da mostra, Edneida destaca ainda a parceria com a UFPE. “Desmontamos a exposição no Museu e articulamos a montagem aqui no hall da Biblioteca Central, onde ela vai ter uma visibilidade muito legal. Esse é um ambiente que circula muita gente”, conclui.
Iniciativa de interesse socioambiental, a exibição é fruto da pesquisa de Rita de Cássia Araújo, historiadora e pesquisadora da Fundaj, e da cientista social Luiza Araújo, ambas responsáveis pela curadoria. As imagens selecionadas mostram homens e mulheres em Pernambuco com a vida enraizada na pesca marítima artesanal, entre 1890 e 1980. As 18 imagens foram selecionadas dentre centenas disponíveis no acervo da Coordenação-Geral de Estudos da História Brasileira Rodrigo Mello Franco de Andrade (Cehibra) da Dimeca.
“O Cehibra não se limita a guardar o acervo, temos pesquisadores que produzem em cima dele. Temos uma linha que trabalha mais com a imagem, com a cultura visual, incluindo as fotografias”, inicia a pesquisadora Rita de Cássia. Tarcísio Quinamo, que integra linha de pesquisa sobre pesca artesanal e sustentabilidade socioambiental da Fundaj, também acompanhou a abertura da exposição. “Em 1994, a Fundação iniciou um trabalho mais sistemático sobre a pesca artesanal, até por demanda das universidades Federal e Rural de Pernambuco, e que ganhou ainda mais força com apoio do Ministério da Pesca e Aquicultura”, complementa o pesquisador.
Sobre seu processo de pesquisa, Luiza Araújo, que teve o tema como parte de sua iniciação científica na UFPE, conta que havia selecionado mais de 500 imagens. “Posteriormente, eu e Rita observamos esse banco de dados e vimos quais eram os temas que mais se destacavam para podermos montar esses eixos temáticos que estão aqui apresentados”, explica. Para ela, expor o trabalho na universidade de onde é graduada traz uma alegria muito grande. “É uma exposição que vai ter um acesso muito grande de várias pessoas, de vários cursos e com várias percepções que vão poder se aproximar e eu acho que vai ser muito enriquecedor”.
Serviço
Exposição fotográfica “A Cultura Marítima Pesqueira em Pernambuco”
Aberta a visitação até 13 de novembro, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h
Gratuito
Hall da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Campus Universitário Reitor Joaquim Amazonas
Av. Reitor Joaquim Amazonas, s/n, Cidade Universitária, Recife - PE