Notícias
Fundação Joaquim Nabuco promove capacitação interna para mediadores sobre pessoas com autismo em espaços culturais
O usufruto da arte e cultura é um direito coletivo. Para garantir o diálogo com as pessoas com necessidades específicas e a inclusão das mesmas no meio cultural, será realizada a formação "Cultura e Inclusão: abordagens teóricas e práticas em prol de visitações adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo", na próxima segunda-feira (10), das 10h às 12h, no Museu do Homem do Nordeste (Muhne), equipamento cultural vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Conduzida pela Coordenação de Ações Educativas e Comunitárias do Muhne, a formação será realizada em parceria com a Prefeitura de Jaboatão. Pensando em projetos para que a sétima arte seja apreciada por muitos, a capacitação é destinada aos monitores e educadores do Museu do Homem do Nordeste, Engenho Massangana e Cinema da Fundação, mas aberta para todos os funcionários da instituição. Será ministrada pela coordenadora Educacional na Gerência de Educação Especial da Secretaria de Educação do Jaboatão dos Guararapes, e também pedagoga, neuropsicopedagoga e especialista em Educação Especial e em TEA, Milena Lopes da Silva Ferreira.
Túlio Rodrigues, que é monitor do educativo e tem formação em acessibilidade, reforça a necessidade de formações como a da próxima segunda-feira e a importância do preparo de espaços culturais para receber grupos diversos. Para ele, estar atento às demandas do público neurodivergente, e propor uma mediação mais adequada, fortalece a perspectiva de inclusão na cultura e na educação para esse público.
“A formação é mais um passo para que o corpo de mediadores da Fundaj esteja mais qualificado para receber e acolher o público com autismo. A ideia é que outras rodadas de formação interna sejam realizadas, não só sobre essa temática, mas também sobre pessoas com deficiência e outras especificidades”, diz Túlio Rodrigues.
Programado para o dia 14 de abril, o Muhne irá receber, ainda, um grupo de estudantes com autismo da rede de ensino de Jaboatão dos Guararapes, na qual será uma oportunidade para colocar em prática as discussões promovidas pela formação interna.
Para além da capacitação especial, focada no público com Transtorno do Espectro do Autismo, a Fundaj também desenvolve ações voltadas a crianças, jovens e adultos com deficiências, tais como Síndrome de Down, Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), entre outros. Por meio do projeto de Visita Acessível, assim como da Sessão Índigo do Cinema da Fundação, na qual a iluminação da sala de cinema é ampliada e o volume do som reduzido, o acesso à cultura é facilitado a todos os públicos.
SERVIÇO:
Formação "Cultura e Inclusão: abordagens teóricas e práticas em prol de visitações adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo"
Mediadora: Milena Lopes da Silva Ferreira, pedagoga, neuropsicopedagoga e especialista em Educação Especial e em TEA.
10/04, das 10h às 12h
Museu do Homem do Nordeste (Muhne), campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte
Aberto aos funcionários da instituição