Notícias
Fundação Joaquim Nabuco lança o projeto “Uma Experiência Estética”
Literatura, música e outras formas de expressão juntas em uma sinergia artística. A Fundação Joaquim Nabuco, por meio de sua Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) lança o projeto “Uma Experiência Estética”. O mote inicial é o da Literatura, oferecido ao público nesta quarta-feira (29) na Sala de Leitura Nilo Pereira, no campus Derby da Fundação. Até o mês de dezembro, o projeto segue com temáticas diversas, propondo uma experiência completa entre arte e aprendizado.
Em via de estimular o hábito da leitura e a ocupação das salas de leitura, serão realizadas uma série de atividades dinâmicas, oficinas e debates envolvendo grandes títulos literários desde clássicos atemporais até obras contemporâneas, sempre dialogando com os públicos infantil, adolescente e adulto.
Com programação montada pela Biblioteca Blanche Knopf, o primeiro encontro, nesta quarta, será voltado para o público jovem adulto, às 18h, na Sala de Leitura Nilo Pereira, localizada no campus Ulysses Pernambucano, no Derby. Na ocasião, será lido um capítulo do livro “O destino das metáforas”, do escritor Sidney Rocha, além da exibição de um documentário relacionado à obra. O diretor da Dimeca, Mario Helio, fará a mediação e apresentação do projeto.
A experiência da leitura oral é uma forma de fazer com que o público tenha um contato estético com as obras, tornando a vivência tão importante quanto apreciar um quadro ou uma fotografia. Além disso, ler em voz alta também será uma oportunidade de mostrar as modulações que um texto pode ter.
Por isso, a programação do “Uma Experiência Estética - Literatura” contará com abordagens específicas para cada tipo de público. Para os livros propostos ao público infantil, a leitura será feita por meio de uma abordagem lúdica. No dia 23 de julho, às 10h, estudantes da rede pública de ensino e crianças em geral, vão acompanhar a leitura do livro O Jardim Secreto, de Frances Hodgson Burnett (1911), em seguida, será realizada uma sessão no Cinema da Fundação com a obra visual homônima.
Também está programado para o mês de julho, a leitura de contos da escritora Lygia Fagundes da Silva Telles, conhecida como “a dama da literatura brasileira”. A atividade será realizada no dia 27 de julho, às 18h, também na Sala Nilo Pereira, e contará com a participação do clube de leitura Leia Mulheres Recife. “Nós estamos realizando essa programação para divulgar ainda mais a Sala de Leitura como local de pertencimento do público em geral. Ela é um local feito para as pessoas e que vai além da programação que costumamos fazer”, afirma a coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf, Nadja Tenório.
Aberta ao público em geral, a Sala de Leitura Nilo Pereira também está disponível para receber grupos de estudo e leitura, escolas e outras instituições. Os interessados devem entrar em contato por meio do e-mail: bibli@fundaj.gov.br. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 13h às 17h.