Notícias
Fundação Joaquim Nabuco lança o 48º número da Revista Ciência & Trópico
A nova edição da Revista Ciência & Trópico acaba de ser lançada. A publicação semestral, interdisciplinar, que contém matérias especializadas em Ciências Humanas e Ciências Sociais, publicada pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), chega ao seu 48º volume com artigos de autores nacionais e internacionais sobre temas que abrangem debates filosóficos, literatura política, papel das mulheres empreendedoras do Afeganistão, ensaios sobre racismo e a cultura brasileira, que estimula a criminalidade.
Acesse a edição 48 da Revista Ciência & Trópico no link: https://periodicos.fundaj.gov.br/CIC/issue/view/204
A editora-chefe da publicação, a pesquisadora da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes/Fundaj) Alexandrina Sobreira, explica que, nesta edição, os autores do Brasil e do exterior conferem estilos pessoais e inconfundíveis à visão de mundo "Escrever sem fazer concessão ao fácil e se expressar com clareza é cultivar a essência do pensamento e a originalidade dos temas. Essa amplitude tem sido, há 51 anos, a marca da Revista Ciência e Trópico", afirma a pesquisadora.
Alexandrina Sobreira destaca ainda que os textos podem ser lidos em conjunto pela ótica de uma estrutura que permite ao leitor buscar a compreensão multidisciplinar da realidade. "Com a reflexão suscitada pelos artigos, reafirma-se que a questão da vocação do escritor, como menciona o mineiro Murilo Mendes, está ligada ao mistério da própria vida e da criação. A literatura, pois, demonstra um modo de exteriorizar a revolta diante do convencionalismo e do farisaísmo do ambiente social que nos cerca", filosofou.
A pesquisadora destaca, ainda, que a capa foi elaborada a partir da pintura “Pernambuco” (Cais do Apolo e a Avenida Martins de Barros, Recife), datada de 1953, que é considerada raridade entre as produções do artista baiano Rafael Borjes de Oliveira, e integra o rico acervo da Fundação Joaquim Nabuco.
A editora-chefe agradeceu a todos que participaram na produção da revista. "Agradecemos ao Conselho Editorial, a todos os pareceristas de diversas instituições e ao trabalho conjunto com o editor-assistente, Luis Henrique Lopes, e à revisora da Fundaj Solange Carlos de Carvalho, à Editora Massangana, na pessoa de Antonio Laurentino, idealizador das capas, a Albertina Lacerda Malta e Rodrigo Cantarelli, que estão sempre empenhados em divulgar o acervo da Fundação Joaquim Nabuco. Sem o esforço colaborativo, não seria possível alcançar e manter a excelência científica nas publicações."