Notícias
Fundação Joaquim Nabuco é uma das instituições agraciadas com medalha Professor José Luiz Mota Menezes
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) foi uma das instituições agraciadas com a medalha Professor José Luiz Mota Menezes, que celebra os 50 anos de criação da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).
A medalha foi entregue à presidenta da Fundaj, a professora doutora Márcia Angela Aguiar, que destacou a pujança do setor cultural em Pernambuco e a forte atuação da Fundaj neste campo. "Para a Fundação Joaquim Nabuco, receber essa distinção constitui o reconhecimento à história da instituição no campo da cultura, da memória, das artes no Nordeste e no Brasil", destacou Márcia Angela.
A medalha foi entregue pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, em conjunto com a vice-governadora, Priscila Krause, e com a presidente da Fundarpe, Renata Borba. Na solenidade, realizada no Museu Cais do Sertão, nesta segunda-feira (14), estiveram presentes diversos representantes de instituições ligadas à preservação e a salvaguarda do patrimônio cultural e dos monumentos históricos e artísticos, além de autoridades e representantes da sociedade civil.
A medalha Professor José Luiz Mota Menezes presta uma homenagem ao arquiteto, professor e escritor, primeiro secretário Executivo Técnico da Fundarpe, na sua criação em 1973. A condecoração tem o propósito de reconhecer a atuação de pessoas de relevância e atuação na preservação do patrimônio cultural.
Fundarpe
A Fundarpe é reconhecida por ter uma forte história ligada à preservação, bem como à implementação e execução da política cultural de Pernambuco em todas as suas dimensões e expressões, e do incentivo à cadeia produtiva da cultura no Estado.