Notícias
Fotos do acervo da Fundaj exibidas em exposição do Instituto Moreira Salles, em São Paulo
A transição entre os séculos 19 e 20 foi um período de transformações profundas em todo o mundo. No Brasil, não foi diferente, com a ascensão da República Velha (1889-1930), o início da industrialização e o crescimento das primeiras metrópoles brasileiras. Para revisitar esse momento histórico e repensar sobre como ele se reflete nas urbanidades de hoje, estreia, na próxima terça-feira (13), em São Paulo, a exposição “Moderna pelo avesso: Fotografia e cidade, Brasil, 1890-1930”. A mostra, organizada pelo Instituto Moreira Salles (IMS), contém imagens que integram o acervo da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
Ao retratar o período que parte do primeiro ano após a Proclamação da República (1889) até 1930, quando se inicia a Era Vargas, a montagem tem como foco o processo de urbanização das principais cidades brasileiras da época: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belém, Belo Horizonte e Recife. Assim, são exibidas produções fotográficas das reformas urbanas realizadas nessas capitais, incluindo o projeto de modernização do Bairro do Recife empreendido a partir de 1910.
Em novembro do ano passado, a Fundaj recebeu a curadora da exposição, Heloisa Espada, que visitou as instalações do Centro de Estudos e Documentação da História Brasileira (Cehibra) em meio às pesquisas para a realização da mostra. Entre as peças selecionadas, estão registros de Francisco du Bocage, fotógrafo português que documentou as mudanças sofridas no Centro da capital pernambucana durante os governos de Herculano Bandeira, Dantas Barreto e Manoel Borba. As imagens compõem os acervos das duas instituições. “São os dois principais conjuntos de fotografias de Bocage sobre a reforma no Recife”, explica a curadora.
A exposição é gratuita e ficará aberta até 26 de fevereiro de 2023, de terça a domingo, incluindo feriados (exceto os que caírem na segunda), das 10h às 20h, na sede do IMS Paulista.
Serviço - Exposição “Moderna pelo avesso”
Período: 13 de setembro de 2022 a 26 de fevereiro de 2023
Horário: terça a domingo, das 10h às 20h
Local: Instituto Moreira Salles (IMS), Avenida Paulista, 2424, São Paulo
Entrada gratuita