Notícias
Famílias acompanham espetáculo O Baile Vai Começar, no Poço da Panela
Personagens regionais como o bumba meu boi, os caboclinhos e o jaraguá celebraram o Natal no Poço da Panela nesta sexta-feira (17). Em meio a luzes e ritmos, famílias ocuparam o Pátio da Igreja de Nossa Senhora da Saúde para assistir à apresentação teatral “O Baile Vai Começar”, promovido pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
O espetáculo integra a programação do Natal dos Bons Ventos da instituição, em parceria com a Paróquia de Casa Forte. “Nós esperamos que a partir desse espetáculo, que retoma a ideia dos espetáculos iniciais que ocupam igrejas e terreiros, nós retomemos essa história de 40 anos. É a partir dessa situação singela em vez de grandes produções, como no Marco Zero, que pensamos na esperança de, em 2022, a gente estar mais tempo com o público”, celebrou o diretor, Ronaldo Correia de Brito.
Correia de Brito ainda destacou o fato de que, ainda vivendo na pandemia, o baile pudesse recomeçar em frente à Igreja de Nossa Senhora da Saúde. Dezenas de crianças se reuniram na frente do palco para acompanhar a história, que é uma adaptação do tradicional Baile do Menino Deus, cantata apresentada há 18 anos na Praça do Marco Zero, no Recife.
O musical foi conduzido por dois palhaços que contaram a história de uma festa que iria acontecer para celebrar o nascimento de um menino. Personagens típicos da cultura popular nordestina também compunham a narrativa, embalados nas tradições e ritmos que exaltam a identidade e diversidade da região. A apresentação é um auto de Natal escrito por Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima, com músicas de Antônio Madureira.
“Eu já tinha visto o Baile do Menino Deus, mas eles não. Eu achei excelente e espero que no próximo ano esteja aqui novamente”, contou dona Irani, que aproveitou a oportunidade para levar a família para acompanhar o espetáculo. Ela estava com seus dois netos, a filha e o genro.
Já a pequena Elis, de 5 anos, conhecia a história e os personagens da cultura popular desde cedo. Fã do Jaraguá, ela sempre assiste a vídeos do Baile do Menino Deus, tem livro e até interpreta os textos.
A peça natalina contou com arranjos novos, como a música “Delírios do Boi”, composta especialmente para a ocasião. Além do musical, a Fundaj promove três sessões de pré-estreia do filme O Baile do Menino Deus no próximo sábado (18), no Cinema da Fundação, Casa Forte.