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Estudantes de Ensino Médio participam de seleção para o Programa de Iniciação Científica da Fundaj/CNPq
Estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Cândido Duarte realizaram, nesta quarta-feira (02), as provas para a seleção do Programa de Iniciação Científica Pibic Ensino Médio (Fundaj/CNPq).
O projeto faz parte do SocioLab, um laboratório de pesquisa e extensão do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
A proposta tem como objetivo a iniciação à pesquisa no Ensino Médio a partir da área de Ciências Sociais com atividades que promovam o estudo e uso de metodologias de pesquisas qualitativas e quantitativas, bem como aprendizagens diversas no uso de vários recursos que possibilitem o melhor desenvolvimento e compreensão do objeto de estudo.
A coordenadora-geral do Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (Cecim), da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), Darcilene Gomes, explicou que, neste ano, mais de 40 alunos da escola, todos do 2º ano do Ensino Médio, concorrem às sete vagas disponíveis. Além da prova, que trata de atualidades e pensamento social, há uma análise do histórico escolar, na qual as maiores notas têm pontuação extra.
“Após a seleção, os estudantes terão uma bolsa de R$ 300,00, paga pelo CNPq, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. São realizadas reuniões semanais e temos um horário fixo na grade da escola. O projeto faz iniciação à Ciência Social, discutimos com eles temas do interesse deles, como racismo, gênero, eleições. O que estiver no campo das ciências a gente discute os métodos de pesquisa em ciências sociais”, afirmou a coordenadora. O projeto tem início em agosto e durará um ano. Ao término, os estudantes apresentam trabalhos tanto na jornada de iniciação científica quanto na própria escola.
Ao longo dos anos, o Pibic já realizou diversas pesquisas quantitativas e qualitativas partindo de ideias apresentadas pelos próprios estudantes. “Há várias atividades, temos um blog com tudo relacionado a esse projeto, que a população pode acompanhar”, comentou Darcilene. “O que a gente faz é antecipar o contato com as metodologias científicas, tem gente que passa pela universidade e não tem esse acesso. Trabalhamos com formação de professores em Sociologia na Fundação e a gente busca ter esse pé também na escola”, completou.
Aos 16 anos, João Pedro Cordeiro acredita que a aprovação no Pibic pode ajudá-lo no futuro. “Vai ser bom, é um avanço para que eu possa iniciar bem na faculdade, aprender coisas novas e continuar nesse mundo aprendendo. Muito bom começar com projetos agora, antes mesmo da faculdade, acho que devo chegar mais preparado e com maior facilidade. Achei a prova tranquila, já conheço a Fundaj e tento fazer parte da Fundação, por meio desse projeto”, afirmou.
A Escola Cândido Duarte conta, hoje, com 250 alunos de diversas cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), como Recife, Olinda, Abreu e Lima e São Lourenço da Mata, detalha Jeane Tenório Lima, assistente de gestão da instituição.
“Conheci o Pibic da Fundaj em 2018, é uma das mais importantes e melhores parcerias para a escola. Estávamos ansiosos por essa nova seleção, pois os alunos que passaram pela experiência, em sua maioria, entraram em universidades e falam como a participação foi excelente. A bolsa é um incentivo, mas eles querem participar por saberem que o projeto ajuda na vida acadêmica, até os que pretendem cursar exatas fazem, pois vai ajudar na trajetória”, afirmou Jeane.