Notícias
Equipe do multiHlab da Fundaj participa do III Congresso Internacional de Humanidades Digitais 2023 no Rio de Janeiro
Uma programação para refletir, reavaliar e debater sobre as vantagens e desvantagens das “gambiarras digitais” para a vida. Realizado pela Associação Brasileira de Humanidades Digitais, o III Congresso Internacional de Humanidades Digitais (HDRio 2023) foi iniciado ontem (16) e vai até quinta-feira (20 de abril), na UniRio (RJ). Nesta edição, a coordenadora do Laboratório Multiusuários em Humanidades (multiHlab) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e professora do ProfSocio/Fundaj, Viviane Toraci, coordena o eixo temático “Humanidades Digitais e Educação”. Já as bolsistas técnicas da Fundaj, Rosilene Silva e Mariana Gomes, apresentam trabalhos dentro da mesma temática.
O eixo “Humanidades Digitais e Educação” propõe pensar coletivamente as conexões entre as Humanidades Digitais, novos processos de produção de conhecimento e formas de inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em atividades de ensino-aprendizagem. “Defendemos que ao mudar as formas de produzir conhecimentos – agora com uso intensivo de tecnologias digitais – é alterado também como esses conhecimentos são transpostos e reinterpretados em processos formais e não-formais de educação”, afirmou Viviane Toraci.
Esse eixo recebeu 80 submissões e conta com a apresentação de 36 trabalhos aprovados. Entre eles, duas experiências apresentadas pela equipe do multiHlab. A bolsista técnica Rosilene Silva apresenta o trabalho “Protótipo Lorotas Urbanas: narrativas espaciais e storytelling no Google Earth” e a bolsista técnica Mariana Gomes fala sobre a parceria do laboratório com o Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio CNPq/Fundaj, com o trabalho “Sociolab Fundaj: Humanidades Digitais em práticas de pesquisa no ensino médio”. As três integrantes do multiHlab também ministrarão o workshop “Narrativas espaciais e storytelling no Google Earth”, com duas horas de duração.
A participação da equipe ainda inclui a realização da exposição virtual “O sinal está entre nós”, criada pelo multiHlab e exibida no site: www.imageh.com.br. Na quarta-feira (19), elas realizarão uma intervenção artística no hall de entrada do evento, convidando os participantes a visitarem a exposição com o uso de tablets. E para finalizar as ações, Viviane Toraci integrará a mesa plenária “Educação, Artes e Inclusão Digital”, com a participação de Luiza Helena Guimarães, Ivana Bentes, Inês Maciel, Ricardo dal Farra, Daniela Francescutti Martins Hott e Brenda Couto de Britto Rocco. Os convidados farão uma breve exposição de suas experiências em projetos de Educação, Artes e Inclusão Digital, destacando os desafios enfrentados nos últimos anos e as perspectivas para implementação de novos projetos no futuro.
O HDRio 2023 está sendo realizado em formato híbrido, com transmissão ao vivo, e as inscrições para ouvintes ainda podem ser efetuadas pelo site: www.even3.com.br/hdrio2023.
Serviço:
III Congresso Internacional em Humanidades Digitais da Cidade do Rio de Janeiro (HDRio2023)- “Gambiarras Digitais – Arte, Ciência e Política no Mundo Conectado”
Data: 16 a 20 de abril de 2023
Local: Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) - Av. Pasteur, 296 - Urca
Hora: 8h às 18h
Inscrição: www.even3.com.br/hdrio2023