Notícias
Engenho Massangana promoveu oficina carnavalesca para a criançada
O Engenho Massangana, equipamento cultural vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), promoveu no domingo (18) uma oficina carnavalesca para estimular a criatividade, a interação social e o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes das comunidades vizinhas. A ação considera a importância de atividades que visam a utilização do engenho enquanto espaço multicultural que valoriza a participação do público.
Orientados pelos monitores de Atividade Educativa Enerson Silva, Igor Amarante, Edvânia Tatiana e João Lourenço, os pequenos começaram a recortar papéis coloridos visando confeccionar as máscaras e os confetes da folia. Em seguida, cada participante teve acesso a um copo descartável que foi transformado no lança confetes. Canetas coloridas foram utilizadas para decorá-lo. A partir daí, a pequenina Esther, de 2 aninhos; os gêmeos Miguel e Gabriel, 6; Renan, 11; e os integrantes da Banda de Pífano de Massangana Eick, Micael e Arthur, todos com 13 anos, se esbaldaram na animação.
Bumba-Meu-Boi e pífano
Na hora de cair na folia, um bumba-meu-boi fez a alegria da criançada. Segundo o monitor Enerson Silva, a peça faz parte do acervo do Museu do Homem do Nordeste (Muhne). Onde tem bumba-meu-boi tem que ter música. Por isso, acompanhados dos educadores Enerson Silva e Igor Amarantes, os garotos da Banda de Pífano de Massangana Eick, Micael e Arthur deram uma palhinha pra colocar todo mundo pra dançar.