Notícias
Em processo de tombamento, campus Anísio Teixeira da Fundaj recebe visita técnica da Fundarpe
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) recebeu, nesta quarta-feira (2), uma visita técnica de monitoramento da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) às instalações do campus Anísio Teixeira, em Apipucos. Com a participação de coordenadores e pesquisadores da Fundaj, os técnicos do órgão de preservação estadual registraram os edifícios e equipamentos da instituição.
O processo de tombamento tanto do campus Anísio Teixeira quanto do Gilberto Freyre, em Casa Forte, teve início há cerca de seis anos por iniciativa da Fundação Joaquim Nabuco, com objetivo de garantir a preservação do seu patrimônio. Agora, nesta última visita de monitoramento, os técnicos verificaram as condições de preservação do patrimônio de modo a gerar um relatório para a Fundarpe e a própria Fundaj.
A vistoria, que iniciou no Edifício Delmiro Gouveia, onde fica a Villa Digital, passou pela sede da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), pelo Edifício Dirceu Pessoa, onde estão localizados o Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo Melo Franco de Andrade (Cehibra) e a Biblioteca Blanche Knopf, e também pelo Edifício Antiógenes Chaves, espaço que preserva o acervo da microfilmagem e dá acesso ao Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social Mário Lacerda de Melo (CIEG).
Acompanharam a visita técnica da Fundarpe, além da coordenadora-geral do Cehibra, Nadja Tenório, o chefe de Gabinete, José Amaro Barbosa, a coordenadora do Cdoc, Sylvia Couceiro, o coordenador de Planejamento Físico e Infraestrutura (Coplanfi) da Diretoria de Planejamento e Administração (Diplad), Leandro de Melo Moreira, o analista em Ciência e Tecnologia Gerlando Parisi Júnior, e os pesquisadores Rodrigo Cantarelli e Ronaldo L’Amour.
De acordo com a coordenadora-geral do Cehibra, Nadja Tenório, a finalização desse processo de tombamento pode agregar ainda mais valor à Fundaj enquanto instituição de pesquisa.