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EIPP abre inscrições para curso de Elaboração de Projetos Educacionais
Entre os próximos dias 13 e 22 de julho, a Escola de Inovação e Políticas Públicas (EIPP), por meio da Diretoria de Formação (Difor) da Fundaj realiza o curso de Elaboração de Projetos Educacionais, realizado de forma remota e com aulas assíncronas e síncronas. A formação conta com carga horária de 20h e será realizada pela professora Verônica Fernandes, doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). As aulas serão nas quartas e nas quintas, das 19h às 21h30, por meio das plataformas Google Meet e Moodle.
O curso busca contribuir na atualização de discentes, docentes e gestores escolares e melhoria da escola pública. Serão abordados conteúdos como concepções de projetos educacionais (de intervenção, pesquisa, ensino e trabalho), elementos constituintes de um projeto, estruturação e composição, além do foco na viabilidade e gestão de projetos educacionais, seu financiamento e elaboração de um roteiro básico para sua execução.
“Além de contribuir com a atualização de discentes, docentes, gestores escolares e na melhoria da escola pública, nossos principais objetivos também são estimular o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre discentes, docentes e gestores sobre projetos educacionais. Também vamos possibilitar ao participante a compreensão dos diversos componentes de um projeto de intervenção, dando uma dimensão de sua complexidade de aspectos essenciais que definem sua viabilidade”, explica a professora Verônica.
Perfil
Doutora em Políticas Públicas pela UFMA (2020), Verônica possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1989), especialização em pesquisa em educação e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001). É Pesquisadora da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) desde 2007. Foi consultora na área de planejamento e avaliação. Tem experiência em Educação, com ênfase em Avaliação de Políticas, Planos, Programas e Projetos Educacionais e em planejamento na gestão pública.
Atua principalmente nos temas: formação de professores e gestores, gestão democrática, educação e sociedade, elaboração, avaliação e gestão de planos, programas e projetos. É instrutora da ENAP, desde 2014, dos cursos de Elaboração de Projetos, Gerenciamento de Projetos e Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional. Atua como instrutora do curso de Atualização em Gestão Escolar, pela Fundaj, desde 2015.