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Educação infantil é debatida em seminário na Fundaj
O Centro de Estudos de Cultura, Identidade e Memória (Cecim) da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realizou, na sexta-feira (14), o I Seminário sobre Políticas Públicas de Educação Infantil do Grupo de Pesquisa Infâncias e Educação na Contemporaneidade: estudos interdisciplinares (GPIEDUC). O encontro aconteceu na Sala Calouste Gulbenkian, no Campus Gilberto Freyre, em Casa Forte.
O evento, coordenado pelas pesquisadoras da Fundaj Patrícia Simões e Juceli Bengert, contou com a participação de cerca de 60 professoras e professores, integrantes do GPIEDUC, um grupo inscrito na plataforma do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Programa de Pós-Graduação em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI), vinculados à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e à Fundaj, que desenvolve estudos e pesquisas em temas relacionados às questões das infâncias e sua educação em diferentes contextos.
Em sua apresentação, a representante do Fórum Estadual de Educação de Pernambuco, a professora Célia Santos, falou da trajetória educacional no Brasil, fazendo um contexto histórico das políticas adotadas no final do século XIX e começo do século XX, quando foi incorporado o modelo de creches da Europa Ocidental, com atendimento à crianças desamparadas, órfãs ou abandonadas. Para ela, essas ações institucionais sofrem influências de organismos internacionais e o papel da pesquisa é desafiador. “O grande objetivo da pesquisa, quando a gente fala de popularizar e estar a serviço da sociedade, é estar engajado também para a afirmação dos direitos. Discutir políticas de educação infantil é trazer para o debate a discussão de políticas públicas para a educação”, afirmou.
Em seguida, a professora representante da Rede Municipal de Ensino de Caruaru el egressa do PPGECI, Elaine Florêncio, trouxe o tema “o atendimento em creche que respeite os direitos dos bebês: a política de acesso e permanência”. Com um relato do contexto histórico educativo brasileiro, ressaltou a política assistencialista implementada no País. “Vamos trabalhar esse olhar enquanto direito e possibilidade de refletir sobre os bebês, os critérios de atendimento em creche que respeite os direitos das crianças”. Para Elaine, é uma forma de possibilitar às pessoas, que estão diretamente ligadas às políticas, perceberem que creche não é um lugar de assistência, é um lugar de cuidar e educar.
A professora representante da Rede Municipal de Ensino de Jaqueira e formadora educacional egressa do PPGECI, Karla Wanessa, encerrou as palestras, falando sobre “Currículo e Avaliação”. O que oferecemos, enquanto instituição educativa aos bebês e o que realizamos com eles é formativo tanto para os bebês como para as suas famílias? Indagou em sua apresentação. Para ela, “aparentemente são questões muito pedagógicas, mas são questões muito políticas, porque tudo aquilo que a gente faz dentro da instituição educativa tem um respaldo sobre uma legislação, uma legalidade”.
Nesse I Seminário sobre Políticas Públicas de Educação Infantil, estiveram representados, além de educadores da capital pernambucana, professores dos municípios de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Araçoiaba, Caruaru, Alagoinha, Jaqueira e Joaquim Nabuco. Entre as instituições, podemos destacar a Secretaria Estadual de Educação e Esportes (SEE-PE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Faculdade de Filosofia do Recife (Fafire), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Paulista (UNIP). O II Seminário será realizado em Caruaru, mas a data ainda não foi definida.