Notícias
Diretoria de Formação Profissional e Inovação da Fundaj atendeu 1,4 mil alunos em 2021
O 2021 da Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor) foi marcado por uma vasta pluralidade de atividades formativas, entre os programas de mestrado, cursos livres e ações como debates, palestras, seminários e publicações. A gestão de pessoas e espaços, em suas mais diversas facetas, pautou um ano de intensa produtividade, contemplando as mais variadas esferas públicas e privadas. Da continuidade e dos bons frutos dos nossos programas de mestrado ao leque extenso de cursos de especialização da Escola de Inovação e Políticas Públicas, passando por atividades formativas, como o InovaFundaj. Foram atendidos 1,2 mil alunos somente nos Cursos Livres, alta de 41,6% em relação a 2020. Levando em conta os alunos dos mestrados e das especializações, o total de alunos atendidos pela Difor chega a 1,4 mil.
Em 2021, os dois programas de mestrado da Fundaj, tanto o de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), voltado para a profissionalização em sociologia para o ensino médio, como o de Educação, Cultura e Identidades (PPGECI), realizado em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, receberam novos alunos e também outorgaram novos mestres, sendo sete no ProfSocio e seis no PPGECI, que também abriram as portas para novos alunos e contam com 108 matriculadas. “Nossos programas de mestrado possuem uma integração ampla com diversos atores e instituições públicas, assim como ações se desdobram em diversos eventos, lives, debates, além das ações desenvolvidas no Multihlab e na revista Coletiva”, elabora Wagner Maciel, diretor da Difor
Já os cursos de especialização da EIPP contaram com 96 novos alunos, oriundos de diversos estados do país. Parte especial disso foi a chegada de dois novos cursos: as especializações em “Gestão Pública e Inovação” e a de Economia e Desenvolvimento Regional, planejadas desde 2018 e implementadas neste ano. “Ambas as especializações tiveram muito sucesso, recebemos alunos das mais diversas regiões do Brasil. Isso demonstra o alcance e o reconhecimento da Fundaj, em especial a EIPP, como centro de excelência e reconhecimento nacional”, explica Wagner Maciel, diretor da Difor.
A gama de cursos livres oferecidos pela Difor também foi extensa e presenciaram um salto significativo de novos alunos, recebendo cerca de 1200 neste ano, quase 500 a mais do que o de 2020. A infância, em especial a vida escolar e os primeiros anos de formação foram contemplados em capacitações como Novas Tecnologias para Novas Pedagogias, Primeira Infância: Uma Agenda Intersetorial, Justiça Restaurativa na Escola, Atualização em Gestão Escolar e Realidade Aumentada na Prática Educativa. Importantes mudanças legislativas que ocorreram no país também foram temas de capacitação pela EIPP, em especial a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e atualização na Lei de Licitações e Contratos.
As capacitações voltadas para a gestão de pessoas, recursos e espaços da esfera pública também foram ofertadas entre as mais distintas áreas de atuação. A adoção de compliance e advocacy, por exemplo, foram temas de dois cursos distintos. Contratações públicas, governança digital, compras e políticas públicas foram alguns dos temas abordados nesse segmento de cursos. Já impactando também o além-mar, 2021 deu continuidade ao curso para condutores de visitantes da Ilha de Fernando de Noronha, que ofertou 120 vagas em seus quatro módulos oferecidos aos condutores cadastrados no ICMBio. Até o momento, cerca de 40 alunos já concluíram o curso completo.
InovaFundaj
As várias edições do InovaFundaj, por sua vez, debateram questões como o agronegócio, a atuação do Ministério do Desenvolvimento Regional, a economia circular e o desenvolvimento regional e produtivo do Brasil. “Dois mil e vinte e um foi um ano muito desafiador para toda Fundação Joaquim Nabuco e, em particular, para a Difor. Demos continuidade aos nossos programas de mestrado, abrindo novas turmas e formando novos mestres, também recebemos alunos de diversas regiões nos nossos cursos de especialização e também tivemos um ano extraordinário nos cursos livres, no qual ampliamos e muito o número de certificações. Estamos muito felizes com os resultados alcançados neste ano, que devemos ao trabalho incansável de uma equipe dedicada e comprometida”, conclui Wagner Maciel.