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Direitos humanos e educação são tema de roda de diálogo realizada na Fundaj
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realizou nesta segunda-feira (2) uma roda de diálogo aberta ao público com o tema “Direitos Humanos e Educação: da teoria às práticas”. Organizada pelo Núcleo de Educação, Cultura, Inclusão, Meio Ambiente e Diversidade em Direitos Humanos (NECIMADH), a conversa ocorreu na Sala Calouste Gulbenkian, no Campus Gilberto Freyre da Fundaj, em Casa Forte. O Núcleo, vinculado à Presidência da Fundaj, foi lançado em dezembro de 2023, com o propósito de ampliar as práticas que contribuam para o fortalecimento e desenvolvimento do Estado Democrático de Direito no Brasil, especialmente a partir de ações nas regiões Norte e Nordeste.
A mesa desta segunda-feira, presidida pela coordenadora do NECIMADH, professora Aida Monteiro, propiciou o diálogo entre profissionais das redes de ensino que participaram da roda de diálogo a partir das discussões trazidas pelo convidado, o professor Clodoaldo Meneguello, coordenador do Observatório de Educação em Direitos Humanos (OEDH) da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Aida Monteiro ressaltou a necessidade de manter o respeito aos direitos humanos em foco em todos os espaços da sociedade. “A gente chama a atenção das instituições educativas, sejam elas públicas ou privadas, e também das organizações sociais, famílias, religiões e associações que frequentamos, que essa é uma ação que deve ser permanente.”
Apoiado na reflexão da diferença entre valores e direitos humanos, o professor Clodoaldo Meneguello conduziu a conversa com um levantamento histórico dos direitos conquistados ao longo dos séculos, como os individuais, sociais e identitários. Para o estudioso, há sempre a sensação de estar começando a debater os direitos humanos devido à natureza ampla do tema.
Sobre a roda de diálogo, o coordenador do OEDH destaca, principalmente, a interatividade e participação do público. “O que houve aqui foi realmente um estudo interativo, uma conversa. Como a Fundação Joaquim Nabuco tem, no seu próprio perfil, o humanismo, o respeito ao outro, me sinto muito privilegiado de poder conhecer esse grupo [de professores]”, comenta.