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Defesa de mestrado e palestra na Fundaj vão abordar os desafios do trabalho docente na atualidade
A discente Gleyce Kelly dos Santos Leão fará, na próxima sexta-feira (14), sua defesa de dissertação do Mestrado em Educação, Culturas e Identidades (PPGECI), uma parceria entre Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Com o tema, “Para além da busca por resultados: o discurso da nova gestão pública e a construção da subjetividade docente”, Gleyce Kelly reflete sobre a construção da subjetividade docente diante do discurso neoliberal da Nova Gestão Pública.
“Sendo assim, buscamos partir das consequências imediatas da NGP, como é o caso do novo profissionalismo e da performatividade, para questionar as influências do discurso da ‘educação de qualidade’, voltada para gestão de resultados, no ser e fazer profissional desses professores”, explica a discente. A defesa será realizada no Campus Ulysses Pernambucano, da Fundaj, no Derby, às 9h30.
De acordo com a discente, o arcabouço teórico da pesquisa orienta-se por quatro eixos principais que pensam, respectivamente, as políticas educacionais como discurso; as diretrizes globais e locais para uma “educação de qualidade”; Os desdobramentos da NGP na construção da subjetividade docente; e as influências do discurso da NGP no trabalho docente em Pernambuco.
“A proposta lançada é de um trabalho teórico e empírico, com uma amostra em bola de neve que objetiva construir dados a partir de entrevistas narrativas em profundidade viabilizadas pela internet. Os sujeitos da pesquisa são docentes de português e matemática de escolas públicas de referência em ensino médio do estado de Pernambuco. Já os dados são analisados a partir da análise do discurso foucaultiana”, aponta Gleyce Kelly.
O tema vem ganhando espaço nas discussões de educação nos últimos anos, tanto em uma análise macrossocial de dimensão global, quanto em pesquisas de localidades específicas. Assim, o trabalho surge com uma proposta que tenta romper com as limitações teóricas de macro-micro para pensar diretrizes globais de educação e suas influências e interferências transnacionais, como um caminho até uma situação específica traduzida no trabalho empírico.
A banca será formada por Verônica Soares Fernandes (Fundaj), por Álvaro Moreira Hypolito, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e por Cibele Rodrigues (Fundaj).
Palestra
Também na sexta-feira, às 14h30, seguindo na temática do trabalho docente, o professor Álvaro Moreira Hypolito, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), vai realizar uma palestra sobre os desafios do trabalho docente no cenário atual. O encontro, aberto ao público, será realizado também no Campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, no Derby, na sala 53.
Serviço I
Defesa de Mestrado: Para além da busca por resultados: o discurso da nova gestão pública e a construção da subjetividade docente
Discente: Gleyce Kelly dos Santos Leão
Data: 14/07/2023
Horário: 9h30
Endereço: Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife-PE
Serviço II
Palestra Desafios do trabalho docente no cenário atual
Palestrante: Álvaro Hypolito (Ufpel)
Data: 14/07/2023
Horário: 14h30
Endereço: Rua Henrique Dias, 609, Derby, Recife-PE
Sala: 53