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Criação de rede colaborativa interinstitucional para celebrar marcos legais da educação em debate na Diretoria de Formação Profissional e Inovação
A Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor) realizou nesta quarta-feira (5) uma reunião estratégica para discutir os planos de comemoração dos 20 anos da Lei 10.639/03 e os 15 anos da Lei 11.645/2008, que modificaram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Respectivamente, essas leis introduziram nos currículos escolares o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e o ensino de História e Cultura Indígena e Afro-brasileira.
O encontro, ocorrido na sede da Difor, no campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, bairro do Derby, teve como objetivo principal a organização de uma rede colaborativa interinstitucional para celebrar esses marcos legais. Diretora de Formação Profissional e Inovação, Ana Sousa Abranches, ressaltou que a criação dessa rede colaborativa interinstitucional representa um importante marco na promoção da Educação das Relações Étnico-Raciais e dos Povos Originários, reafirmando o compromisso da Fundaj em fortalecer e expandir práticas educacionais nessas áreas.
A reunião contou com a participação de representantes do Mestrado em Educação, Culturas e Identidades (Fundaj/UFRPE) e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio-Fundaj). O objetivo do encontro foi o de realizar ações formativas e comemorativas alusivas às datas, por meio da colaboração entre diversas instituições de ensino e pesquisa.
"Essas duas leis são importantes, pois são um marco na história da educação, representando a luta do movimento negro e indígena no país", destacou Moisés de Melo, pro-reitor de Extensão, Cultura e Cidadania da UFRPE e professor do PPGECI. Para Cibele Barbosa, doutora em História, pesquisadora da Fundaj e vice-coordenadora do ProfSocio, essa iniciativa permite articular saberes do movimento social com os acadêmicos num contexto de transformação dos currículos escolares.