Notícias
Cinema da Fundação realiza última sessão acessível do ano neste sábado no Cinema do Museu
Após um ano de encontros e atravessamentos da arte, cultura, educação e inclusão, o Cinema da Fundação promoverá a última sessão acessível de 2024 na Sala Museu, localizada no campus Gilberto Freyre, em Casa Forte. A sessão marca o encerramento do Programa de Educação e Acessibilidade 2024 que acontece no próximo sábado (14), a partir das 14h30. Será gratuita e aberta ao público. O Cinema da Fundação é vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).
O encontro tem como objetivo viabilizar a sétima arte para escolas, grupos de pessoas com deficiência, pessoas em situação de vulnerabilidade social, entre outros. Pensando em atender melhor as pessoas com necessidades específicas, como crianças e adolescentes com síndrome de Down, transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, entre outros, e seus familiares, a sala será preparada com volume do som reduzido e ambiente mais iluminado.
O público das casas de acolhimento da Secretaria de Assistência Social do Estado de Pernambuco será recebido pela equipe e participará da sessão, que integra a 27 º Mostra Retrospectiva/Expectativa do Cinema da Fundação. A exibição será da animação “Teca e Tuti: Uma noite na biblioteca”, dos diretores Diogo M. Doimo, Eduardo Perdido e Tiago MAL.
O longa-metragem acompanha a pequena traça Teca, que vive com sua família e seu fiel ácaro de estimação, Tuti, em uma caixa de costura. Quando Teca aprende a ler, percebe que os livros não podem ser comidos, afinal eles guardam as histórias que ela adora.
A última sessão acessível do ano marca o ciclo 2024 do Programa de Educação e Acessibilidade que, desde o mês de agosto deste ano, passou a contar com programação semanal. Para Túlio Rodrigues, este passo marca uma vitória para o segmento da educação e da acessibilidade. “Marca um compromisso da instituição com esses grupos, no campo do cinema, da educação e da acessibilidade. Que a gente consiga promover um espaço acolhedor, acessível e que isso se torne potente e reverbere dentro do contexto da escola, para as pessoas com deficiência e os outros grupos que são diretamente afetados pelo projeto.”
O Programa de Educação e Acessibilidade retorna em 2025, alinhado também com o calendário letivo das escolas. O Cinema da Fundação é um equipamento cultural vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj.
Ao longo dos últimos meses, o Cinema recebeu exibições acessíveis classificadas em quatro tipos: a “Sessão Alumiar”, que apresenta filmes em cartaz ou outros acervos de filmes acessíveis com recursos de acessibilidade comunicacional (Audiodescrição - AD, Língua Brasileira de Sinais - Libras e Legenda para Surdos e Ensurdecidos - LSE); a “Sessão Índigo”, destinada ao público formado por crianças, jovens e adultos com necessidades específicas, tais como síndrome de Down, transtorno do espectro autista, transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, entre outros, e seus familiares; a “Sessão Literatura em Tela”, realizada em parceria com a Unidade de Artes a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por visuais da Dimeca, na qual os filmes em cartaz trazem conteúdos pedagógicos relevantes para o público de alunos e professores das redes pública e privada de ensino; e a “Sessão Vitrine”, que é um projeto de distribuição coletiva de filmes brasileiros, com objetivo de formação de público, fortalecendo a democratização do cinema nacional.
Serviço
Sessão de encerramento do Programa de Educação e Acessibilidade 2024
Dia: sábado, 14 de dezembro
Horário: 14h30
Local: Cinema do Museu - Casa Forte
Filme: Teca e Tuti: Uma noite na biblioteca
Animação, 75 min, 2024, Brasil
Direção: Diogo M. Doimo, Eduardo Perdido e Tiago MAL
Sinopse: A pequena traça Teca vive com sua família e seu fiel ácaro de estimação Tuti numa caixa de costura. Quando Teca aprende a ler, percebe que os livros não podem ser comidos, afinal eles guardam as histórias que ela adora.