Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
Uma programação especial, inédita e gratuita na Sala Derby do Cinema da Fundação vai homenagear o Mês da Francofonia 2025. Para dar início às exibições, o coordenador do Cinema, Luiz Joaquim, recebeu Rúbia Campelo, vice-presidente da Aliança Francesa, e Azilis Pierrel, responsável cultural da Aliança Francesa, na noite desta quinta-feira (20), e apresentou a mostra “Culturas em Resistência”, realizada pela Aliança Francesa Recife.
“É uma ação repleta de eventos, com expressões artísticas de várias ordens e o cinema está incluído. Estamos muito felizes em compartilhar com vocês uma mostra que resvala por essa linha conceitual de Culturas em Resistência”, comemorou Luiz Joaquim.
As sessões são experiências de imersão em diferentes realidades dos países de língua francesa e suas histórias de resistência e lutas sociais.
Da representação sonora, que utiliza instrumentos musicais improvisados feitos de materiais reciclados, à performance, os artistas de rua do Congo fazem da arte um meio de sobrevivência, resistência e luta por dignidade humana. Esse é o tema do documentário Système K (2019), que deu início às celebrações.
De acordo com Azilis Pierrel, a seleção de títulos busca “mostrar a diversidade dentro da francofonia”.
Durante a abertura das homenagens, Rúbia falou sobre a importância da mostra “Culturas em Resistência” e da parceria com a Fundaj. “É sempre uma honra fazer essa semana da Francofonia e a parceria com a Fundação Joaquim Nabuco e com o Cinema da Fundação é algo que vem se perpetuando e a gente sempre encontra as portas abertas”, destacou.
O evento segue até o dia 25 de março e conta com o apoio da Embaixada da França no Brasil, Air France, Alianças Francesas do Brasil, FRAM, Lamayaz, Café Suzette, Livraria do Jardim, Consulado da Suíça, Frege, Shotgun, MyZik e Novotel.