Notícias
Cinema da Fundação anuncia a Semana da Francofonia em sua nova programação
Por ocasião do Dia Internacional da Francofonia, 20 de março, a diversidade da língua francesa e das culturas francófonas serão celebradas na programação do Cinema da Fundação. Entre os dias 19 e 20 deste mês, o equipamento cultural da Fundaj e o Consulado Geral da França em Recife se unem para a promoção da Semana da Francofonia — um evento repleto de sessões gratuitas com curtas, médias e longa-metragens, e que também proporcionará um bate-papo aberto ao público com a temática "Migração e solidariedade nos países de língua francesa e portuguesa".
Nesta terça-feira (19), às 19h, na sala Museu, em Casa Forte, a programação se inicia com o discurso de abertura do Cônsul Geral da França para o Nordeste, Serge Gas. Após a fala do representante diplomático, o público será prestigiado com a apresentação de filmes inéditos na programação do Cinema, produzidos por diretores africanos dos anos 70 e 80, sendo esses "Josepha" (1975), de Joseph Akouissone, a versão restaurada de "Afrique sur Seine" (1955), de Paulin Soumanou Vieyrae e Mamadou SARR, "Concerto para um exilado" (1967), de Désiré Ecare, e "Les Princes noirs de Saint-Germain-des-Prés" (1975), do cineasta senegalês Ben Diogaye Beye.
Às 20h30, será realizado um debate mediado pelo Professor Associado do Departamento de Ciências Geográficas (DCG) e Coordenador do Centro de Estudos Asiáticos, CeAsia, UFPE), Bertrand Cozic. Composto Dima Abdallah (autor do romance Mauvaises herbes), Daniel Lins (ONG Caritas), e Daniela Florencio Silva (doutoranda em Geografia associada ao Centro de Estudos Africanos da UFPE), o painel deste bate-papo vai dialogar com o público sobre tornar a migração uma questão global, a responsabilidade das políticas públicas na promoção da solidariedade entre as sociedades anfitriãs e os imigrantes/refugiados, assim como o papel positivo do idioma nos fenômenos migratórios.
Adido de cooperação linguística e educativa do Consulado Geral da França no Recife, Adrien Puichaud reforçou que a exibição dos quatro curtas-metragens fornecerá a perspectiva histórica necessária antes de dar lugar a uma conversa conduzida pelo especialista Bertrand Cozic. "A programação foi enfocada na temática da migração, uma questão global com impactos proteanos nas sociedades contemporâneas. O assunto será abordado pelo prisma da solidariedade linguística, cultural, econômica, em oposição ao prisma da segurança que geralmente domina a cobertura da mídia sobre o assunto", atesta Adrien Puichaud.
A Semana da Francofonia segue no dia 20 de março, às 19h30, com entrada franca no Cinema da Fundação/Porto, a partir da exibição do indicado ao Urso de Ouro no Festival Internacional de Cinema de Berlim, “La Ligne” (2022), de Ursula Meier. Para o curador do Cinema da Fundação, Luiz Joaquim, é importante abrir espaço para a exibição deste inédito filme suíço no Brasil e seguir por mais um ano com a parceria de longa data com o Consulado da França em Recife. "A possibilidade de construir um trabalho de difusão, por meio da apresentação de uma cinematografia rara e valiosa, mediada por um debate de qualidade com especialistas, é algo importante ao Cinema da Fundação", concluiu.
As sessões são gratuitas. A bilheteria da sala Museu, na terça-feira (19), e na sala Porto, na quarta-feira (20), abrem uma hora antes das exibições para a retirada dos ingressos.