Notícias
Cineclube da Fundação exibe o filme Acto da Primavera (1963) na sessão de abril
O Cineclube da Fundação exibe em sua sessão de abril o filme “Acto da Primavera” (1963), do cineasta português Manoel de Oliveira. Com entrada gratuita, a exibição ocorre neste sábado (19/04), às 14h, na Sala Derby do Cinema da Fundação, no campus Ulysses Pernambucano da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby.
Em meio às festividades da Semana Santa, o Cineclube traz uma produção com ligações temáticas com a data. “Acto da Primavera” acompanha moradores de uma aldeia de Curalha, na região norte de Portugal, que encenam anualmente a Paixão de Cristo com base no Auto da Paixão de Francisco Vaz de Guimarães, texto do século XVI. A encenação se destaca como uma herança coletiva, investigada pelo filme sobre por vieses como tradição e coletividade.
Para Yuri Lima, assistente de Curadoria e Programação do Cinema da Fundação, “Acto da Primavera” posiciona a comunidade como sujeito ativo da encenação, e não um simples objeto de interesse. Na produção, Manoel de Oliveira, vencedor da Palma de Ouro pelo conjunto de sua carreira, adota um olhar etnográfico sem distanciamento, optando por uma escuta atenta ao povo da aldeia.
“Ao evitar as convenções tanto do realismo documental quanto da ficção clássica, Oliveira propõe uma nova relação entre espectador, imagem e tempo. Um filme singular dentro dessa linhagem, que mantém sua força e atualidade como documento, experiência formal e reflexão que vai além do tema religioso”, destaca.
A retirada de ingresso gratuitos na bilheteria começa uma hora antes da sessão.
Serviço
Filme: Acto da Primavera (1963), de Manoel de Oliveira
Data: sábado, 19 de abril
Horário: 14h
Local: Sala Derby, campus Ulysses Pernambucano da Fundaj, R. Henrique Dias, 609 - Derby, Recife - PE
Entrada gratuita