Notícias
Ciclo junino da Fundaj encerra com apresentações do Coral da instituição
O ciclo junino da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) chegou ao fim. A programação cultural dos festejos de São João na instituição teve início no último dia 13, com apresentações musicais, exposição, oficinas educativas abertas ao público e exibição no Cinema da Fundação. Para encerrar o ciclo, o Coral da Fundaj se apresentou nos três campi para os colaboradores da Casa, na última quinta-feira (30). Foram três apresentações, começando às 14h, no Derby, seguindo para Casa Forte e, por fim, em Apipucos. O grupo de coralistas formado por servidores, prestadores de serviço, estagiários, funcionários da Fundaj e público geral cantou músicas populares do São João do Nordeste e de artistas pernambucanos, como Xodó, Sabiá, Paciência e Anunciação.
"O objetivo é a gente encerrar o ciclo em contato direto com os colaboradores, tipo uma confraternização junina do Coral e dos colaboradores. É um repertório bem pernambucano, com músicas muito conhecidas aqui no Nordeste", celebrou o maestro Jadson de Oliveira, professor responsável pelo Coral da Fundaj. Ele ressaltou, ainda, o canto como uma atividade muito importante após o período de isolamento social em virtude da pandemia da Covid-19.
No campus do Derby, o grupo se apresentou na Sala de Leitura Nilo Pereira, um espaço de acolhimento do público. Já em Casa Forte, colaboradores e o público geral se reuniram no hall do Museu do Homem do Nordeste, onde dançaram e cantaram ao som da cultura popular do estado. Em Apipucos, o grupo foi aplaudido pelos presentes, que pediram mais canções e celebraram o fim do ciclo junino. A programação de celebrações juninas da Fundaj foi nomeada ‘Arraial Solidário de seu Nabuco’ e contou com arrecadação de roupas, colchões, itens de higiene pessoal e alimentos não perecíveis para ajudar as famílias atingidas pelas fortes chuvas dos últimos meses, em parceria com a Central Única das Favelas em Pernambuco (Cufa/PE).
Campanha continua
A campanha Fundaj Solidária, em parceria com a Central Única das Favelas Pernambuco, seguirá até o mês de agosto e as contribuições serão distribuídas para favelas nas cidades do Recife, Olinda e Paulista. As doações podem ser entregues nos três campi da Fundaj - Derby, Casa Forte e Apipucos - diariamente das 8h às 17h.
Confira os endereços para fazer sua doação:
Fundação Joaquim Nabuco Derby
Rua Henrique Dias - 609, Derby, 52010-100, Recife
Fundação Joaquim Nabuco Casa Forte
Avenida Dezessete de Agosto - 2187, Casa Forte, 52061-540, Recife
Fundação Joaquim Nabuco Apipucos
Rua Dois Irmãos - 92, Apipucos, 55071-440, Recife