Notícias
Celebração natalina para filhos de terceirizados da Fundaj será na sexta-feira (16)
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) realiza nesta sexta-feira (16/12), a partir das 15h30, a entrega dos mais de 150 presentes arrecadados pela campanha “Abrace uma Criança”. Organizada pela Coordenação-Geral de Planejamento e Gestão de Pessoas, juntamente com o Educativo do Museu do Homem do Nordeste (Muhne) e a Coordenação-Geral de Comunicação e Mídia da realiza, a campanha faz parte da programação do Natal de Modernidade e Solidariedade da Fundação. O encontro começará a partir das 15h30, contará com oficina do Educativo, brinquedos, apresentação do Coral da Fundaj e o ponto de culminância do evento com a distribuição dos presentes às crianças.
A celebração será nos jardins do Museu do Homem do Nordeste e haverá a presença do colaborador responsável por cada criança, que neste dia estará isento do trabalho. Estão contemplados os filhos dos colaboradores terceirizados das seguintes áreas: Manutenção, Serviços Gerais, Segurança, Auxiliar administrativo, Digitadores, Bombeiros, Motoristas, Vigilantes e da área de Tecnologia.
"A campanha de doação da Fundação Joaquim Nabuco para as crianças é um gesto de solidariedade, que junto ao diálogo e à tolerância são as grandes chaves do mundo contemporâneo", atesta o presidente da Fundaj, Antônio Campos. A programação começa com uma oficina de confecção de cartões afetivos de Natal, nos quais também poderão se utilizar elementos característicos do Nordeste, além de papéis coloridos, lápis de cor, glitter e outros materiais.
Essa ação será coordenada pela Coordenação de Ações Educativas e Comunitárias do Museu do Homem do Nordeste (Muhne). “Montamos uma programação que contemple as crianças, para que aprendam sobre elementos nordestinos e que usem esse conhecimento para escrever, desenhar, expressar suas afetividades como for possível. Mas que, também, brinquem, sejam crianças”, comenta a coordenadora de Ações Educativas e Comunitárias
Em seguida, haverá uma apresentação do Coral da Fundaj, sob a regência do Maestro Jadson, com um repertório de canções tradicionais natalinas e outras populares com mensagens de esperança. A programação será encerrada com a entrega dos brinquedos, entrega dos brinquedos próximo à árvore de Natal da Fundaj, que está instalada nos jardins do Museu.
A árvore
Com mais de 3 metros de altura, a árvore de Natal da Fundaj faz alusão ao centenário da Semana de Arte Moderna. Nela, os cartões com os nomes das crianças para serem “adotadas” receberam nomes de artistas modernistas nordestinos, como Manuel Bandeira (poeta), Manoel Bandeira (pintor), Ascenso Ferreira (poeta), Cícero Dias (pintor), João Cabral de Melo Neto (poeta) e Solano Trindade (poeta), além de cinco obras do pintor Vicente do Rego Monteiro.