Notícias
Cadernos de Estudos Sociais lança nova edição sobre educação, segurança pública urbana, economia e outras temáticas
A Revista Cadernos de Estudos Sociais, da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), lançou sua nova edição, v. 38 n. 2. A publicação reúne sete artigos de temáticas diversas das ciências sociais e humanidades, com o objetivo de refletir, debater e informar sobre educação, segurança pública urbana, economia, síndrome de burnout e o enfrentamento da Covid-19 no Brasil. Os artigos que integram a edição semestral partem de diferentes abordagens teórico-metodológicas.
Três textos foram monografias finalistas do XVI Prêmio Dirceu Pessoa de Economia e abordam temas diversos. O Prêmio Pernambuco de Economia Dirceu Pessoa é promovido pelo Conselho Regional de Economia da 3ª região – Pernambuco e tem por objetivo estimular e valorizar a qualidade das monografias de conclusão de curso de graduação em Ciências Econômicas no estado de Pernambuco.
Intitulados “Uma Análise Exploratória de Dados Espaciais para Criminalidade Violenta no Estado de Pernambuco”, “Avaliação da Distribuição da Carga Tributária do Brasil Utilizando os Microdados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2017-18)” e “Uma Proposta de Mensuração Seniana da Pobreza Multidimensional na Cidade do Recife: O Método Alkire-Foster como Operacionalização das Capacitações”, os trabalhos analisam padrões espaciais nos índices de criminalidade violenta no Estado de Pernambuco, com base na Teoria Econômica do Crime, o perfil da distribuição da carga tributária do Brasil, considerando que o bem-estar social é sensível à desigualdade e as capacitações para compreender as privações que a população recifense sofre e que não são captadas pela análise estritamente monetária, respectivamente.
Já os estudos “Escolas de Tempo Integral em Pernambuco: Currículo em Debate” e “A relação entre o envolvimento familiar, resultados educacionais e comportamentais de estudantes de escolas públicas do Recife” buscam evidências sobre a Educação Básica a partir da concepção curricular e do desempenho escolar dos alunos.
O artigo “A Relação entre Síndrome de Burnout e Satisfação no Trabalho: Um Estudo de Caso com Docentes Universitários” busca compreender a relação entre satisfação com o trabalho e a propensão a desenvolver a síndrome de burnout, e o texto “O que Dizem os Discursos Oficiais Proferidos pelo Ex-Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, durante o enfrentamento da Covid-19 no País?”, que encerra a edição, avalia treze discursos oficiais do ex-Presidente sobre a pandemia do coronavírus.
As editoras da Revista Cadernos de Estudos Sociais são as pesquisadoras da Fundaj, Isabel Raposo, Cibele Rodrigues e Luciana Távora. “É com satisfação que encerramos o ano de 2023 com a publicação de uma edição de fluxo contínuo composta por sete artigos de temáticas caras ao escopo da revista. Com essa edição reafirmamos o esforço da equipe editorial em atrair trabalhos de excelência e conseguimos manter a revista atualizada e com um número crescente de submissões e de downloads”, destaca Isabel Raposo.
A Revista Cadernos de Estudos Sociais é uma publicação semestral da Fundação Joaquim Nabuco. Desde 1985 a revista vem sendo publicada pela instituição, com foco na divulgação permanente de trabalhos de excelência em seu campo de conhecimento, nas principais vertentes contemporâneas da área interdisciplinar (ciências sociais e humanidades). Pode ser acessa pelo link: https://periodicos.fundaj.gov.br/CAD/issue/view/203.