Notícias
Biblioteca Blanche Knopf realiza a exposição “Folhetos de Cordel - o que contam as Mulheres”
Um marco de celebração e enaltecimento das mulheres cordelistas presentes no acervo da Biblioteca Blanche Knopf. Essa é a proposta da exposição “Folhetos de Cordel - o que contam as Mulheres”, que será aberta na terça-feira (29/10), às 16h30, na Sala de Leitura Nilo Pereira, no campus Ulysses Pernambucano da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), no Derby. A mostra integra as comemorações dos 75 anos da Fundaj e dos 70 anos da Biblioteca Blanche Knopf, que é vinculada à Coordenação Geral do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra), da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca) da Fundaj.
Aberta ao público, a mostra exibirá um vasto acervo da Blanche Knopf. Serão expostos 69 folhetos de cordel, sobre os mais diversos temas, destacando-se entre eles, personalidades notórias, humor, política, vida sertaneja e questões de gênero. Esse número é apenas uma parte do acervo. A Biblioteca conta com mais de 5.190 títulos inventariados e disponibilizados na base de dados Sophia. A presidenta da da Fundaj, a professora doutora Márcia Angela aguiar, destaca a relevância dessa mostra para dar visibilidade à produção feminina neste campo.
Coordenadora da Biblioteca Blanche Knopf, Veronilda Barbosa afirma que apesar da baixa representatividade no universo de mais de 5 mil mil folhetos de cordeis arquivados, em sua maioria escritos por homens, as mulheres seguem presentes, resistindo e encantando com sua poesia. “No ano em que a Biblioteca Blanche Knopf completa seus 70 anos, decidimos homenagear esse recorte social. Se antes elas precisavam se esconder atrás de pseudônimos masculinos para contar suas histórias, hoje, elas já consolidaram sua identidade autoral e espaço na literatura”, observa a coordenadora.
De acordo com Veronilda, “realizar um trabalho com os folhetos de cordel era um desejo antigo, que floresceu e amadureceu em 2024, quando finalmente foi possível inventariar e disponibilizar a coleção, juntamente com dois jovens bibliotecários, Luana Rodrigues e João Vítor." A abertura da exposição contará com a participação de Érica Montenegro de Mélo, cordelista e contadora de histórias, que apresentará depoimento sobre suas inspirações enquanto escritora, representando as demais autoras cordelistas.
SERVIÇO:
“Folhetos de Cordel - o que contam as Mulheres”
Abertura da exposição: 29 de outubro às 16h30
Período da exposição: 30 de outubro à 29 de novembro de 2024
Horário: De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Sala de Leitura Nilo Pereira, Edifício Ulysses Pernambucano
Entrada gratuita