Notícias
Balanço Diplad: Em 2020, diretoria realizou obras de acessibilidade, medidas de prevenção ao novo coronavírus e projeto do Complexo Cultural Gilberto Freyre
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) mudou a vida de todos. O cenário de incerteza trouxe uma série de novas experiências e transformações nas rotinas. Em 2020, a Diretoria de Planejamento e Administração (Diplad), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), mostrou uma grande capacidade de adaptação, além de habilidade para enfrentar as mudanças, fechando o ano totalmente atípico com um saldo positivo em suas ações.
A diretoria elaborou e colocou em prática um protocolo sanitário minucioso para tornar a reabertura do cinema, galerias, museu, a setor administrativo da Fundação mais segura, com aferição de temperatura de visitantes e funcionários, bem como a disponibilização de totens com álcool em gel para limpeza das mãos, além do uso obrigatório da máscara em todas as instalações da Fundaj, que passaram a funcionar com capacidade de público reduzida.
Em uma das principais ações viabilizadas pela Diretoria, em novembro, a Fundaj lançou o Complexo Cultural Gilberto Freyre, no majestoso casarão Solar Francisco Ribeiro Pinto Guimarães. O Complexo cultural terá como ponto de partida as instalações da Pinacoteca e da Cinemateca pernambucana e vai interligar todas as áreas do casarão. O Complexo será composto pelo Museu do Homem do Nordeste (Muhne), Cinema da Fundação/Museu, as galerias de arte Waldemar Valente, Baobá e Massangana, a Pinacoteca da Fundação, a Cinemateca Pernambucana e a Sala Mauro Mota.
“O ano de 2020 foi desafiador, mas proporcionou um aprendizado valioso. Fizemos vários eventos virtuais, reestruturação do portal da transparência, obras no museu, lançamento do Complexo Cultural etc. O que posso dizer é que o balanço de 2020 é favorável e que a Instituição segue firme para os próximos desafios”, avaliou o diretor de Planejamento e Administração, Allan Jones.
Em 2020, a Diplad também atuou no lançamento do curso online de Terapia Oriental no Ambiente Empresarial. A ação da Diplad com a coordenação de Gestão de Pessoas foi em prol da saúde e da qualidade de vida dos servidores, estagiários e funcionários terceirizados da Casa. Também em agosto, as obras do Museu foram iniciadas (sistema de prevenção e combate a incêndios e adequação à acessibilidade). Ao longo do ano, a diretoria também promoveu a migração do servidor de e-mail da Instituição para o Google e reestruturou o Portal da Transparência, seguindo as normas do Tribunal de Contas da União. Por meio da Diplad, a Fundaj abraçou o Programa de Integridade da Controladoria-Geral da União, visando incentivar as entidades do Poder Executivo Federal na implementação de programas desse tipo. Foi por isso que a CGU lançou uma série de conteúdos online sobre o tema nas redes sociais da Fundaj.
Eventos digitais
O mês de maio foi marcado pela estreia da série de eventos digitais. Começou com “Tecnologia para Vencer a Crise”, que reuniu debates temáticos com especialistas nas áreas de gestão, liderança, marketing, soluções criativas, além de artistas e empreendedores/as. O segundo e o terceiro temas do ciclo de palestras do projeto foram “Cultura Popular Resiste à Pandemia” e “Turismo das Lives”.
As lives da série “Tecnologia para Vencer a Crise” seguiram no mês de junho, quando foi lançado oficialmente o Plano de Transformação Digital. Foram promovidos ainda eventos como o “Poesia popular com cordelistas e cantores – Cordelando com a Fundaj”, realizado em parceria com o Gabinete da Presidência. Também foram realizadas palestras virtuais temáticas, relacionadas ao Setembro Amarelo e ao Outubro Rosa.