Notícias
Aula inaugural de "Produção de Textos Científicos" é destaque no Campus Derby
Ministrado pela Professora Solange Carlos de Carvalho, doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco e servidora da Fundaj, o curso Produção de Textos Científicos teve início na noite da última segunda-feira (23), em uma aula inaugural no campus da Fundaj Ulysses Pernambucano, no Derby.
Sendo um dos cursos de curta duração oferecidos pela Diretoria de Formação Profissional e Inovação (Difor), diretoria vinculada à Fundação, “Produção de Textos Científicos” tem o intuito de estimular a pesquisa científica, abrangendo diferentes tipos de textos e o uso da linguagem acadêmica. A estratégia metodológica do curso é unir as concepções teóricas do fazer científico às práticas da escrita acadêmica, desde o projeto conceitual, no germinar da pesquisa, com a participação interativa dos cursistas..
“A gente inicia mostrando o que é o texto científico, a utilização da norma culta, que é a exigência do texto científico e também apresentamos os tipos de texto, e a pertinência da normalização pela ABNT. Pontuamos aspectos da metodologia, que serão detalhados na sequência das aulas, já que muitos se inscrevem já pensando buscando esse apoio paralelo. Isso é sempre produtivo para todos. Não serão apenas informações teóricas, todas as exposições serão seguidas de exemplificações e exercícios. Em todas as aulas eu vou unir a teoria à prática, para estimular os cursistas a produzirem.”, relata a Profª Drª Solange Carvalho.
Focado na produção textual, o curso tem como participantes graduandos e pós-graduandos, entre eles professores da Rede Pública de Ensino, auxiliando no aperfeiçoamento da escrita acadêmica, oportunizando a todos lançarem as boas ideias no papel.
“A intenção desse curso é auxiliar com orientações paralelas, porque os graduandos, pós-graduandos e mestrandos têm seus orientadores, e, no final, todos precisam desse suporte, desde a descrição de uma situação problemática, a construção dos objetivos, o aporte teórico e o passo a passo da coleta de dados, que é metodologia. A pesquisa é necessária tanto para a elaboração de um artigo científico, como uma monografia, dissertação e teses, a diferença está na profundidade de cada pesquisa”, completa a professora.
Percorrendo os meses de outubro e novembro, o curso será ministrado em 4 módulos. No primeiro módulo, será a contextualização do fazer científico; os módulos 2 e 3 abordam o “como fazer”, ou seja, a caracterização da pesquisa. No módulo 4, por fim, com oficinas, em que terão oportunidade de praticar resenha para a fundamentação teórica além de noções de normalização pela ABNT , abordando também as mudanças sofridas no sistema com o passar dos anos.
Além do adentro teórico, o curso ministrado pela Professora Solange Carvalho, com sua expertise como revisora linguística na Fundaj/Dipes gera expectativas positivas em relação aos desafios das próximas semanas, como relata Rosilene Silva, assessora administrativa e uma das alunas do curso produção textual científica:
“A minha expectativa no curso é aperfeiçoar as minhas técnicas acadêmicas, desenvolver mais a criatividade na escrita e aproveitar para me atualizar e poder escrever meu TCC. As referências que eu tenho da professora são muito grandes e sempre estava querendo fazer esse curso.”, relata Rosilene.
Além da aula inaugural, a noite ainda contou com outras surpresas, como uma homenagem à Profª Drª Solange Carlos de Carvalho, terminando em uma sessão de autógrafos do livro “Estudo Variável: o apagamento dos ditongos decrescentes orais na comunidade de fala do Recife”, recém-lançado na Bienal Internacional do Livro no stand da Fundaj.
O curso de curta duração em Produção de Textos Científicos segue nos dias: 23, 24, 25, 26, 27, 30, 31/10 e 1, 3, 6, 7, 8, 9, 10, 13/11, de 18h30 ás 22h, com aulas realizadas no Campus Ulysses Pernambucano, no Derby.