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Atualidade do pensamento de Anísio Teixeira é discutida em seminário promovido pelo Muhne
Acessibilidade, potencialidades e dificuldade enfrentadas pelas escolas públicas foram alguns dos temas debatidos, nesta segunda-feira, durante o 3º Seminário Interno Anísio Teixeira. O evento foi promovido pela Coordenação de Ações Educativas e Comunitárias e a Divisão de Estudos Museais do Museu do Homem do Nordeste e aconteceu através da plataforma Google Meet.
O seminário faz parte do projeto "Ano Anísio Teixeira: Educação como prioridade" que irá nortear as ações do Muhne ao longo de 2021. Durante o debate, a equipe orientada por Edna Silva, Coordenadora do Educativo do Muhne, fez a apresentação de obras de Anísio Teixeira e atualização de dados apresentados por ele no livro "Educação não é privilégio".
Anísio Teixeira foi um educador e escritor brasileiro, conhecido como o patrono da escola pública e atuante na promoção da luta pelo ensino de qualidade. "Temos como propósito aprofundar os nossos estudos e trazer à tona novamente toda a importância que Anísio tem no cenário da educação que legitima a democracia e reconhecer o museu como um espaço de discussão acerca da contribuição para uma educação de qualidade", explica Edna Silva.
Foram discutidos temas importantes para a educação brasileira, como os índices de analfabetismo funcional, as diferenças entre escolas no perímetro urbano e rural e a disparidade entre os salários dos profissionais da educação.
"Eu acho extremamente injusta a disparidade salarial entre aquelas pessoas que são intitulada mestres e um professor de uma escola fundamental, considerando o serviço que eles prestam à sociedade. São a base da pirâmide: se você não tem um ensino fundamental, você nunca vai chegar ao ensino universitário", afirma Ciema Mello, antropóloga e museóloga do Muhne. "A escola imaginada pelo Anísio é a escola com o caminho da liberdade", acrescenta Ciema.
A ação do Muhne tem também como projeto "O museu na escola", onde a equipe vai conversar com professores e alunos, e apresentar a importância do pensamento de Anísio para a luta por igualdade nas escolas.