Notícias
Áreas Protegidas como Lugares Educadores: Fundaj promove debate aberto a público interessado no tema
A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist), da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), promove, na próxima quinta-feira (14), o 26° Ciclo de Debates De Frente pra Costa. O evento acontece na Sala do Centro Integrado de Estudos Georreferenciados para a Pesquisa Social (CIEG), localizada no Campus Anísio Teixeira da Fundaj, em Apipucos, a partir das 9h.
Norteado pelo tema “Áreas Protegidas como Lugares Educadores: produção de material didático a partir do território”, o encontro terá como moderadora a pesquisadora da Casa e Conselheira da APA Costa dos Corais Solange Coutinho, como palestrante a Professora Roberta Sá Leitão Barboza, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e como comentador o Professor Marcílio Barbosa Nascimento, Coordenador de Educação Ambiental da Rede de Educação do município de Goiana-PE e Conselheiro da Resex Acaú Goiana.
A atividade tem como objetivo promover debates e reflexões sobre os desafios e conflitos que dizem respeito às formas de uso e à gestão de áreas costeira e ribeirinhas e a conservação dos ecossistemas envolvidos e será voltada para gestores educacionais, professores e educadores sociais com atuação em contextos de Áreas Protegidas e seus entornos e interessados na temática.
“De Frente pra Costa” reforça o compromisso da Fundaj com a pesquisa, a ação e a inovação. A instituição tem participação em conselhos gestores de Áreas Protegidas, como é o caso da Reserva Extrativista (Resex) Acaú-Goiana e da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.
O Ciclo de Debates se vincula ao desenvolvimento da pesquisa “Unidades de Conservação como Lugares Educadores”, coordenada por Solange Coutinho, com previsão de desdobramentos relacionados à produção de material didático voltado para contexto de Áreas Protegidas, e, ainda, com o envolvimento de diferentes olhares, como da pesquisadora e professora Roberta Sá Leitão Barboza (UFPA).
A presença de Roberta no evento envolve a apresentação de materiais didáticos que vêm sendo desenvolvidos pelo LABPEXCA-UFPA, a discussão sobre a possibilidade de uso desses materiais no Nordeste e a possibilidade de estabelecimento de parcerias institucionais, visando a produção de materiais didáticos a partir de vivências com comunidades tradicionais.
Sobre o De Frente Pra Costa
O Ciclo de Debates De Frente Pra Costa é parte do conjunto de atividades que, sistematicamente, desde o ano de 1994, a Fundação Joaquim Nabuco, através do Cedist/Dipes, vem organizando e desenvolvendo pesquisas e encontros científicos sobre os ambientes costeiros e ribeirinhos no contexto da pesca artesanal no Brasil, particularmente na Região Nordeste.
Essas ações foram promovidas por iniciativa própria e também de forma articulada com outras instituições, o que possibilitou à Fundaj acumular capacidades, produzir novos conhecimentos e inserir-se de forma ativa no debate sobre o tema, bem como contribuir na formação de novos pesquisadores e tornar-se uma referência na área da pesquisa socioecológica acerca do assunto.