Notícias
Aberta mostra de Cinema Europeu na Fundaj
A presidenta da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a professora doutora Márcia Angela Aguiar, participou da abertura da Mostra de Cinema Europeu, na noite desta sexta-feira (31), no Cinema da Fundação/Sala Porto, equipamento cultural da Fundação Joaquim Nabuco, vinculado à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca). Na ocasião, foi exibido o longa francês “Ibrahim”, que mostra a temática dos imigrantes, mergulhando a fundo nos dramas das ligações familiares e da distância para as culturas de origem.
“Esta Mostra de Cinema Europeu é importante porque abre horizontes. Na hora que temos a possibilidade de nos deparar com filmes que fazem refletir, que mostram como a sociedade efetivamente funciona, isso corrobora com o momento da Fundação, que é o compromisso de abrir um evento como esse, gratuito, permitindo assim que todas as pessoas tenham acesso. Isso é relevante em termos dessa missão que a Fundação tem que é a promoção da cultura, da arte e especialmente para todos e todas”, celebrou a presidenta.
Ernesto Barros, do Cinema da Fundação, ressaltou a curadoria da Mostra, que foi realizada pelos institutos culturais da França, Itália, Alemanha e Espanha no Recife. “A curadoria é deles. E abrir o evento com o longa “Ibrahim” foi bem interessante por explorar a temática dos imigrantes, com todas as dificuldades de se viver num país que não é o seu, algo bem pertinente neste momento.”
Diretor-executivo da Aliança Francesa no Recife, Stéphane Garin, exaltou a parceria com a Fundaj, principalmente, pelo fato de o evento acontecer na capital pernambucana. “Faz muito sentido essa mostra acontecer no Recife, por ser uma cidade de cinema. Então, agradeço a parceria com a Fundaj, já que estamos conseguindo compartilhar um pouco mais das nossas culturas aqui”, frisou.
Diretora do Instituto Cervantes, a espanhola Rosa Sanchez comentou sobre a parceria cultural entre os países. “É um evento que fortalece a amizade e a união entre a cultura desses países europeus e Pernambuco”, observou.
Dia da Europa
A mostra é um evento que marca o Dia da Europa, celebrado em 9 de maio, data em que foi apresentada a “Declaração de Schuman”. O documento foi um acordo de cooperação econômica e política na Europa - sendo o modelo precursor do que viria a se tornar hoje a União Europeia - e foi proposto pelo então ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Robert Schuman.
A Mostra de Cinema Europeu é organizada pela Fundação Joaquim Nabuco, Instituto Cervantes, Aliança Francesa, Centro Cultural Brasil-Alemanha e Centro Cultural Dante Alighieri, com a colaboração da Embaixada da Espanha (Brasília), Consulado da França (Recife), do Institut Français, do Consulado da Itália (Recife) e do Consulado da Alemanha (Recife).
Com entrada gratuita, as exibições vão acontecer na Sala Porto até o dia 5 de junho, e os ingressos podem ser retirados uma hora antes de cada sessão, diretamente na bilheteria do Cinema ou pela plataforma Sympla. Além do filme francês, a programação conta com curtas-metragens da Alemanha e longas-metragens da Itália e da Espanha.
Programação da Mostra de Cinema Europeu:
Terça-feira (4 de junho)
Horário: 17h
Short-Export 2024 - Mostra de Curtas Alemães, 93 min (Alemanha)
Títulos: The Waiting (Das Warten / A espera) - 2023, 16 min
I See Them Bloom (Eu os vejo florescer) - 2023, 27 min
It's Just A Whole (É apenas um todo) - 2023, 11 min
Silent Night (Stille Nacht/ Uma noite silenciosa) - 2023, 14 min
Sentimental Stories (Histórias sentimentais) - 2023, 16 min
Kassieren (Weeding / Desbravando) - 2023, 9 min
Quarta-feira (5 de junho)
Horário: 17h
Filme: Los Buenos Modales, 2023, 91 min (Espanha)
Sinopse: Manuela e Rosário são duas irmãs que, depois de anos sem se falarem por causa de um segredo de família, se reencontram inesperadamente no aniversário dos netos. As crianças se conheceram graças aos seus cuidadores, Trini e Milagros, amigos inseparáveis, vizinhos de longa data. Ao descobrirem o conflito que separa os pequenos, as faxineiras intrometidas tentarão, com falta de jeito, muito amor e um pouco de desatino, reconciliar suas famílias.