Notícias
Acessibilidade
6º VerOuvindo integra programação do Cinema da Fundação
A 6ª edição do VerOuvindo - Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife ampliou a programação com acessibilidade no Cinema da Fundação do Campus Derby. Neste ano, o projeto acontece em formato híbrido, com sessões presenciais e online até o dia 15 de novembro. Além das sessões presenciais no Recife, Nazaré da Mata e Vitória de Santo Antão, as pessoas poderão acompanhar de casa as sessões no canal de Youtube e no site do festival.
São mais de 40 horas de programação de cinema e formação sobre acessibilidade comunicacional para pessoas com deficiência auditiva ou visual, com estreia de filmes, acessibilidade de clássicos e de filmes pernambucanos, formação em acessibilidade para o audiovisual e ações externas, gratuitas e abertas para todo o público. No Recife, as ações acontecerão no Cinema da Fundação - Derby, no Teatro do Parque e no Marco Zero.
O festival foca no papel dos tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais - Libras, celebrando o intenso trabalho de acessibilidade na produção audiovisual durante a pandemia. A Mostra Competitiva de Libras será a primeira premiação no país voltada para esses profissionais entre festivais, e se junta à tradicional Mostra de Curtas com Audiodescrição (AD), também pioneira no Brasil. As competições ocorrerão em 11 e 12 de novembro, no Cinema da Fundação - Derby, e estarão abertas no site durante todo o festival para votação.
Um dos pontos altos da edição será o lançamento em Pernambuco do filme Limiar (2020), da realizadora paulista Coraci Ruiz, no domingo, dia 14 de novembro, às 17h15, no Cinema da Fundação - Derby. O filme é um experimento biográfico em que a realizadora acompanha e registra a transição de gênero do próprio filho adolescente, entre 2016 e 2019, abordando conflitos, certezas e incertezas que perpassam a busca pela identidade. O filme foi premiado em festivais como Mix Brasil, For Rainbow e Queer Lisboa.
A Sessão Memória, dia 13, que dá vez a clássicos pernambucanos, exibirá O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas (2000), longa de Marcelo Luna e Paulo Caldas, que completa mais de duas décadas de lançamento, exibido no dia 13 de novembro, 17h35, Cinema da Fundação - Derby. Outro longa exibido com recursos de acessibilidade será o clássico brasileiro Carlota Joaquina, Princesa do Brasil (1995), de Carla Camurati, ícone da Retomada do Cinema Brasileiro nos 1990, na Sessão Alumiar, 10h30, no Teatro do Parque (Boa Vista).
Formação
A Jornada também terá masterclasses com os homenageados Bell Machado, sobre audiodescrição, e Jonatas Medeiros, sobre tradução para Libras, além da Oficina de Libras nos dias 12 e 13 de novembro, com o intérprete Carlos Di Oliveira e a intérprete e consultora surda Mirella Cavalcanti, e dois Painéis de Acessibilidade Comunicacional, com apresentações presenciais e online sobre a produção cultural acessível, nos dias 13 e 14 de novembro, no Cinema da Fundação - Derby.
Programação Presencial
Recife
Cinema da Fundação (Derby) - Rua Henrique Dias, 609, Derby
Teatro do Parque - R. do Hospício, 81 - Boa Vista
Marco Zero - Recife Antigo
Nazaré da Mata
Centro de Referência e Formação da Criança e Adolescentes Surdos (Crefas) - R. Barão de Tamandaré, 73, Nazaré da Mata - PE
Vitória de Santo Antão
Teatro Silogeu Prof. José Aragão - R. João Fernandes Viêira, 200 - Matriz, Vitória de Santo Antão - PE
Programação Na Rede
Site do Festival
Youtube do Festival
Serviço
6º VerOuvindo - Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife
10 a 15 de novembro de 2021