Notícias
50 anos: Revista Ciência & Trópico é referência na área científica por suas análises multidisciplinares
A Revista Ciência & Trópico da Fundação Joaquim Nabuco é referência na área científica por suas análises multidisciplinares e contemporâneas, com foco editorial em contribuições originais. Nestes 50 anos de atuação, o periódico tem contado com artigos nacionais e internacionais, tendo em vista a parceria dos seus profissionais com diversas instituições de ensino e pesquisa da Europa, dos Estados Unidos e da América Latina.
Desde que substituiu o Boletim do antigo Instituto Joaquim Nabuco, de Pesquisas Sociais, conforme a Resolução 267 de outubro de 1972, o periódico semestral adotou um caráter multidisciplinar preservando a pluralidade dos temas estudados. É importante destacar que o Projeto Nº 2960 de 1961 da Câmara dos Deputados, já tinha previsto, que o então Instituto Joaquim Nabuco, deveria contar com uma revista científica para publicações de pesquisadores da instituição ou estrangeiros.
“Em 16 anos, a Revista obteve um avanço no universo de temáticas na complexa expressão de ideias de autores que revestiram os artigos à luz da inteligência crítica e contemporânea, desde a criação do Boletim do Instituto Joaquim Nabuco de Pesquisas Sociais”, afirma a Coordenadora Geral da Coordenação do Centro de Estudos em Dinâmicas Sociais e Territoriais (Cedist) da Fundaj, Alexandrina Sobreira - que também é editora da revista, desde 2007, tendo trabalhado em 32 edições.
A relevância dos artigos publicados possibilitou parcerias com universidades e instituições do Brasil e do mundo, de forma acessível, a exemplo das edições desenvolvidas com colaboração da Universidade Federal de Pernambuco, Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Além das parcerias internacionais com o Centre d’Etudes Spatiales de la Biosphère (Cesbio), o Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (Clacso) e a Universidade de Salamanca, entre outras instituições.
Atualmente a Revista Ciência & Trópico conta com mais de 350 pareceristas nacionais e internacionais, integrando-se a redes de articulação de edições científicas como a Associação Brasileira de Editoração Científica. “O que contribuiu para o reconhecimento da Revista pelos critérios da avaliação da Capes, classificando, em todas as áreas”, destaca Alexandrina.
O Conselho Editoral é formado por representantes da Universidade de São Paulo; do Instituto de Estudos Avançados em Comunicações; da Universidade de São Francisco, na Califórnia; da Universidade de Cambridge, na Inglaterra; e outras instituições de grande relevância para a área científica.
Uma curiosidade sobre os exemplares da Revista Ciência & Trópico: as capas que ilustram as edições fazem parte do rico acervo da Fundação Joaquim Nabuco.
Historiografia
Na edição do volume 39, número 2, do ano de 2015, o artigo “Revista Ciência & Trópico: a interdisciplinaridade sexagenária da Fundação Joaquim Nabuco”, assinado por Solange Carlos Carvalho e Manoel Zózimo, ambos da Fundaj, tem em sua abordagem não só uma homenagem ao periódico, mas o situa no contexto da própria instituição, pontuando desde sua como boletim, seus primeiros colaboradores bem como as inovações que resultaram na repercussão internacional como modelo de revista científica.