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5. Spam
Spam é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando este tipo de mensagem possui conteúdo exclusivamente comercial também é referenciado como UCE ( Unsolicited Commercial E-mail ).
O spam em alguns pontos se assemelha a outras formas de propaganda, como a carta colocada na caixa de correio, o panfleto recebido na esquina e a ligação telefônica ofertando produtos. Porém, o que o difere é justamente o que o torna tão atraente e motivante para quem o envia ( spammer ): ao passo que nas demais formas o remetente precisa fazer algum tipo de investimento, o spammer necessita investir muito pouco, ou até mesmo nada, para alcançar os mesmos objetivos e em uma escala muito maior.
Desde o primeiro spam registrado e batizado como tal, em 1994, essa prática tem evoluído, acompanhando o desenvolvimento da Internet e de nov
as aplicações e tecnologias. Atualmente, o envio de spam é uma prática que causa preocupação, tanto pelo aumento desenfreado do volume de mensagens na rede , como pela natureza e pelos objetivos destas mensagens.
Spams estão diretamente associados a ataques à segurança da Internet e do usuário, sendo um dos grandes responsáveis pela propagação de códigos maliciosos, disseminação de golpes e venda ilegal de produtos.
Algumas das formas como você pode ser afetado pelos problemas causados pelos spams são:
- Perda de mensagens importantes: devido ao grande volume de spam recebido, você corre o risco de não ler men sa gens importantes, lê-las com atraso ou apagá-las por engano.
-
Conteúdo impróprio ou ofensivo: como g rande parte dos spams são enviados para conjuntos aleatórios de endereços de e-mail , é bastante provável que você rec eba mensagens cujo conteúdo considere impróprio ou ofensivo.
-
Gasto desnecessário de tempo:
para cada
spam
recebido, é necessário que você gaste um tempo para lê-lo, identificá-lo e removê-lo da sua caixa postal, o que pode resultar em gasto desnecessário de tempo e em perda de produtividade.
-
Não recebimento de
e-mails
:
caso o número de
spams
recebidos seja grande e você utilize um serviço de
e-mail
que limite o tamanho de caixa postal, você corre o risco de lotar a sua área de
e-mail
e, até que consiga liberar espaço, ficará impedido de receber novas mensagens.
- Classificação errada de mensagens: caso utilize sistemas de filtragem com regras antispam ineficientes, você corre o risco de ter mensagens legítimas classificadas como spam e que, de acordo com as suas configurações, podem ser apagadas, movidas para quarentena ou redirecionadas para outras pastas de e-mail .
Independente do tipo de acesso à Internet usado, é o destinatário do spam quem paga pelo envio da mensagem. Os provedores, para tentar minimizar os problemas, provisionam mais recursos computacionais e os custos derivados acabam sendo transferidos e incorporados ao valor mensal que os usuários pagam.
Alguns dos problemas relacionados a spam que provedores e empresas costumam enfrentar são:
-
Impacto na banda:
o volume de tráfego gerado pelos
spams
faz com que seja necessário aumentar a capacidade dos
links
de conexão com a Internet.
-
Má utilização dos servidores:
boa parte dos recursos dos servidores de
e-mail
, como tempo de processamento e espaço em disco, são consumidos no tratamento de mensagens não solicitadas.
-
Inclusão em listas de bloqueio:
um provedor que tenha usuários envolvidos em casos de envio de
spam
pode ter a rede incluída em listas de bloqueio, o que pode prejudicar o envio de
e-mails
por parte dos demais usuários e resultar em perda de clientes.
- Investimento extra em recursos: os problemas gerados pelos spams fazem com que seja necessário aumentar os investimentos, para a aquisição de equipamentos e sistemas de filtragem e para a contratação de mais técnicos especializados na sua operação.
Os spammers utilizam diversas técnicas para coletar endereços de e-mail , desde a compra de bancos de dados até a produção de suas próprias listas, geradas a partir de:
-
Ataques de dicionário:
consistem em formar endereços de
e-mail
a partir de listas de nomes de pessoas, de palavras presentes em dicionários e/ou da combinação de caracteres alfanuméricos.
-
Códigos maliciosos:
muitos códigos maliciosos são projetados para varrer o computador infectado em busca de endereços de
e-mail
que, posteriormente, são repassados para os
spammers
.
-
Harvesting
:
consiste em coletar endereços de
e-mail
por meio de varreduras em páginas
Web
e arquivos de listas de discussão, entre outros. Para tentar combater esta técnica, muitas páginas
Web
e listas de discussão apresentam os endereços de forma ofuscada (por exemplo, substituindo o "
@
" por "(at)
" e os pontos pela palavra "dot
"). Infelizmente, tais substituições são previstas por vários dos programas que implementam esta técnica.
Após efetuarem a coleta, os spammers procuram confirmar a existência dos endereços de e-mail e, para isto, costumam se utilizar de artifícios, como:
- enviar mensagens para os endereços coletados e, com base nas respostas recebidas dos servidores de e-mail , identificar quais endereços são válidos e quais não são;
- incluir no spam um suposto mecanismo para a remoção da lista de e-mails , como um link ou um endereço de e-mail (quando o usuário solicita a remoção, na verdade está confirmando para o spammer que aquele endereço de e-mail é válido e realmente utilizado);
- incluir no spam uma imagem do tipo Web bug , projetada para monitorar o acesso a uma página Web ou e-mail (quando o usuário abre o spam , o Web bug é acessado e o spammer recebe a confirmação que aquele endereço de e-mail é válido).
5.1. Prevenção
É muito importante que você saiba como identificar os spams , para poder detectá-los mais facilmente e agir adequadamente. As principais características dos spams são:
-
Apresentam cabeçalho suspeito:
o cabeçalho do
e-mail
aparece incompleto, por exemplo, os campos de remetente e/ou destinatário aparecem vazios ou com apelidos/nomes genéricos, como "
amigo@
" e "suporte@
".
-
Apresentam no campo Assunto (
Subject
) palavras com grafia errada ou suspeita:
a maioria dos filtros
antispam
utiliza o conteúdo deste campo para barrar
e-mails
com assuntos considerados suspeitos. No entanto, os
spammers
adaptam-se e tentam enganar os filtros colocando neste campo conteúdos enganosos, como `
`vi@gra
'' (em vez de "viagra
").
-
Apresentam no campo Assunto textos alarmantes ou vagos:
na tentativa de confundir os filtros
antispam
e de atrair a atenção dos usuários, os
spammers
costumam colocar textos alarmantes, atraentes ou vagos demais, como "
Sua senha está inválida
", "A informação que você pediu
" e "Parabéns
".
-
Oferecem opção de remoção da lista de divulgação:
alguns
spams
tentam justificar o abuso, alegando que é possível sair da lista de divulgação, clicando no endereço anexo ao
e-mail
. Este artifício, porém, além de não retirar o seu endereço de
e-mail
da lista, também serve para validar que ele realmente existe e que é lido por alguém.
-
Prometem que serão enviados "uma única vez":
ao alegarem isto, sugerem que não é necessário que você tome alguma ação para impedir que a mensagem seja novamente enviada.
- Baseiam-se em leis e regulamentações inexistentes: muitos spams tentam embasar o envio em leis e regulamentações brasileiras referentes à prática de spam que, até o momento de escrita desta Cartilha, não existem.
Alguns cuidados que você deve tomar para tentar reduzir a quantidade de spams recebidos são:
- procure filtrar as mensagens indesejadas, por meio de programas instalados em servidores ou em seu computador e de sistemas integrados a Webmails e leitores de e-mails . É interessante consultar o seu provedor de e-mail , ou o administrador de sua rede, para verificar os recursos existentes e como usá-los;
- alguns Webmails usam filtros baseados em "tira-teima", onde é exigido do remetente a confirmação do envio (após confirmá-la, ele é incluído em uma lista de remetentes autorizados e, a partir daí, pode enviar e-mails livremente). Ao usar esses sistemas, procure autorizar previamente os remetentes desejáveis, incluindo fóruns e listas de discussão, pois nem todos confirmam o envio e, assim, você pode deixar de receber mensagens importantes;
- muitos filtros colocam as mensagens classificadas como spam em quarentena. É importante que você, de tempos em tempos, verifique esta pasta, pois podem acontecer casos de falsos positivos e mensagens legítimas virem a ser classificadas como spam . Caso você, mesmo usando filtros, receba um spam , deve classificá-lo como tal, pois estará ajudando a treinar o filtro;
- seja cuidadoso ao fornecer seu endereço de e-mail . Existem situações onde não há motivo para que o seu e-mail seja fornecido. Ao preencher um cadastro, por exemplo, pense se é realmente necessário fornecer o seu e-mail e se você deseja receber mensagens deste local;
- fique atento a opções pré-selecionadas. Em alguns formulários ou cadastros preenchidos pela Internet, existe a pergunta se você quer receber e-mails , por exemplo, sobre promoções e lançamentos de produtos, cuja resposta já vem marcada como afirmativa. Fique atento a esta questão e desmarque-a, caso não deseje receber este tipo de mensagem;
- não siga links recebidos em spams e não responda mensagens deste tipo (estas ações podem servir para confirmar que seu e-mail é válido);
- desabilite a abertura de imagens em e-mails HTML (o fato de uma imagem ser acessada pode servir para confirmar que a mensagem foi lida);
- crie contas de e-mail secundárias e forneça-as em locais onde as chances de receber spam são grandes, como ao preencher cadastros em lojas e em listas de discussão;
- utilize as opções de privacidade das redes sociais (algumas redes permitem esconder o seu endereço de e-mail ou restringir as pessoas que terão acesso a ele);
-
respeite o endereço de
e-mail
de outras pessoas. Use a opção de "
Bcc:
" ao enviar e-mail para grandes quantidades de pessoas. Ao encaminhar mensagens, apague a lista de antigos destinatários, pois mensagens reencaminhadas podem servir como fonte de coleta para spammers .