Notícias
134ª Reunião do Condir da Fundaj aprova relatório de pesquisa nesta quinta-feira (27)
O Conselho Diretor (Condir) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) se reuniu nesta quinta-feira (27) para debater o planejamento da instituição. O encontro aconteceu de forma telepresencial, através da plataforma Google Meets, e teve como destaque a aprovação do relatório de pesquisa “Políticas de Minoritização religiosa e globalização: um estudo de redes religiosas de ativismo sociopolítico transnacional”.
A proposta, feita pela Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), tem como foco o projeto iniciado em maio de 2015 e coordenado por Joanildo Burity, pesquisador da Casa. O objetivo geral da pesquisa foi compreender uma das principais formas de expressão global dos movimentos religiosos no cenário contemporâneo e seu impacto específico na esfera pública. Foram analisadas as redes de ativismo social e político em três países: Brasil, Argentina e Reino Unido, com colaboração de dois pesquisadores destes últimos países.
O estudo avaliou a mobilização coletiva entre atores religiosos e não religiosos através de dados e entrevistas. O item foi aprovado com unanimidade entre os diretores. “Eu vejo como um trabalho muito importante para a Fundaj”, destacou Luís Henrique Romani, diretor da Dipes.
Assuntos de ordem geral
Seguindo a ordem geral, o presidente da Fundaj, Antônio Campos, e o Conselho Diretor debateram a necessidade de um concurso para agregar ao quadro de servidores da instituição, distribuindo as vagas de acordo com a necessidade de cada diretoria.
Mario Helio, diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), falou, ainda, sobre as expectativas para o calendário de novembro da diretoria, como o lançamento do livro dos vencedores do Concurso do Frevo e uma exposição de arte africana do Museu do Homem do Nordeste.
Dentre os destaques da Dipes, estiveram a aprovação do artigo "Mortes inevitáveis nas primeiras 24h de vida”, de Cristiane Bonfim, na Revista Brasileira de Enfermagem e de dois projetos no edital da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. (FACEPE).
O diretor de Formação (Difor), Wagner Maciel, celebrou a realização de cursos livres de curta duração no mês de outubro e compartilhou as expectativas para as próximas turmas. Já Allan Jones, diretor de Planejamento e Administração (Diplad), destacou a implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e treinamento dos usuários para a utilização do sistema.