Notícias
126ª Reunião do Condir aprova pesquisa em educação, turmas do Curso de Capacitação Profissional de Condutores de Visitantes da Ilha de Fernando de Noronha
Nesta quinta-feira (24), o Conselho Diretor (Condir) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) promoveu sua 126ª Reunião Ordinária via Google Meet. As três pautas do dia foram aprovadas, sendo uma pesquisa na área de educação, as turmas do Curso de Capacitação Profissional de Condutores de Visitantes da Ilha de Fernando de Noronha e a solicitação de Assinatura do Termo Aditivo ao Acordo de Cooperação Técnica da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes e a Fundaj.
"Precisamos ter o controle dos atos subsequentes do processo para que a cooperação técnica funcione da melhor forma possível para a população. Acredito que esse acordo vai contribuir muito para as produções desta Casa", destacou o presidente da Fundaj, Antônio Campos.
Com relatoria do diretor de Planejamento e Administração da Fundaj, Allan Jones, o aditivo com a Prefeitura de Jaboatão foi aprovado por unanimidade.
Seguindo a ordem do dia, foi debatido o Curso de Capacitação Profissional de Condutores de Visitantes da Ilha de Fernando de Noronha. As propostas de relatório do curso e a de execução de uma segunda formação foram aprovadas por todos os membros do conselho.
O curso ofertado pela Diretoria de Formação foi lançado em 2020 e é uma parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Além de capacitar a formar profissionais de turismo, a capacitação ajuda e atua no fortalecimento da retomada das atividades na ilha.
Também foi aprovada por unanimidade pelo Condir a proposta de projeto de pesquisa “Humanidade no Ensino Médio”. O diretor de Pesquisas Sociais, Luís Henrique Romani, ressaltou a importância do debate: “Acho pertinente a escolha do tema e acho que encaixa bem na nossa missão e na agenda de trabalho da Difor”.
Assuntos de ordem geral
Dentre os assuntos de ordem geral, o diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte, Mario Helio, destacou a programação de Carnaval da Fundaj, as expectativas para os concursos literários ofertados pela Biblioteca Blanche Knopf e a doação de uma peça para o acervo da instituição. Helio ainda falou sobre dois eventos comemorativos promovidos pela Fundação Joaquim Nabuco: os 100 anos da Semana de Arte Moderna e o bicentenário da independência.
Já Luís Henrique Romani ressaltou a publicação da nota técnica por pesquisadores da Fundaj, intitulada “Educação básica na pandemia de Covid-19: Cobertura do atendimento escolar no Brasil” e que contou com dados do Censo Escolar, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Covid
Cecília Carvalho, médica da Fundaj, iniciou a reunião dando um panorama sobre os casos de Covid em Pernambuco. Ela citou que está esperançosa com a queda no número de casos graves no estado. O diretor de Planejamento e Administração, Allan Jones, acrescentou que o Comitê de Gestão da Crise do Coronavírus da Casa segue vigilante e acompanhando a evolução da pandemia.