Notícias
123ª reunião do Condir aprova projeto de pesquisa sobre artesanato no Nordeste
A tarde desta quinta-feira (25) foi marcada pela 123ª reunião do Conselho Diretor (Condir) da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O encontro aconteceu de forma remota, pelo Google Meet, e teve como destaques a aprovação do projeto de pesquisa sobre artesanato no Nordeste, da política de segurança da informação e da licença de capacitação de uma servidora da Casa.
O presidente da Fundaj, Antônio Campos, deu início à reunião destacando a importância dos cuidados contra a Covid-19 permanecerem, mesmo com os baixos índices de infectados e mortos pela doença no estado. Ele falou, ainda, sobre a necessidade de uma nova avaliação por parte do Comitê de Gestão de Covid da instituição sobre quais protocolos preventivos devem seguir
A pesquisa "Artesanato no Nordeste hoje: políticas, gestão e condição artesã" foi aprovada com unanimidade durante a reunião. O assunto é objeto de estudo da Fundação e do Museu do Homem do Nordeste (Muhne) devido à sua ligação com a memória, identidade e cultura regional. "O artesanato foi motivo de elaboração de uma plataforma online pelo Muhne que está em construção. Nota-se que o projeto coincide com outras propostas da Fundação, como o fortalecimento de políticas públicas para o setor do artesanato", destacou o relator do item, o diretor de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca), Mario Helio. Ele chamou atenção também para o árduo trabalho de campo que os pesquisadores terão, inclusive no que diz respeito à busca de acervos sobre o tema.
Outro tópico debatido pelo Conselho Diretor teve como relator o diretor de Formação Profissional e Inovação (Difor), Wagner Maciel. A política de segurança da informação proposta foi aprovada e considera em suas disposições a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a convergência com outras políticas e práticas já instituídas pela Fundaj, como a política de gestão de riscos, comissões de acompanhamento de contratos e a política de comunicação, por exemplo.
Mario Helio acrescentou ao debate a importância de que uma política ligada ao tema seja atualizada constantemente para acompanhar as novas legislações e dinâmicas para garantir a segurança das informações de servidores, prestadores de serviços, sistemas e serviços da Fundaj.
Na sequência, o Condir aprovou a solicitação de licença de capacitação da servidora Viviane Toraci. Wagner Maciel destacou que o afastamento da coordenadora do Laboratório Multiusuários em Ciências Humanas e suas Tecnologias (multiHlab) não prejudicará as atividades de pesquisa.
Ordem geral
O sucesso no número de inscritos do 8º Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (epePE) foi celebrado na ordem geral da reunião do Condir. O evento está chegando ao fim com a participação de cerca de 2 mil pessoas de várias regiões do Brasil e do mundo.
Foram tratados pelo Conselho Diretor, ainda, assuntos como a exposição “As 7 vidas de Edson Nery da Fonseca”, a inauguração do Cinema do Porto Digital e os avanços na digitalização e disponibilização do acervo fonográfico da Fundaj.