História
A Fundacentro/SC nasceu em 10 de novembro de 1978, inicialmente como escritório de representação vinculado ao centro regional dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em Florianópolis¹. Rafael Murillo Di Giacomo foi seu primeiro representante. Em janeiro de 1984, foi desvinculada do centro regional do Rio Grande do Sul e passou a atuar como centro estadual de Santa Catarina.
Suas principais atividades iniciais eram a realização de cursos para a formação de membros de Cipa e o apoio técnico em SST para pequenas empresas, mas entre 1978 e 1985 também atuou na formação dos profissionais de SST: supervisores de segurança do trabalho, engenheiros de segurança, médicos do trabalho, enfermeiros e auxiliares de enfermagem do trabalho.
Entre 1984 e 1985, um dos destaques foi o Projeto Consciência Prevencionista, que buscava levar conteúdos de SST para alunos das escolas fundamentais. Também em 1985 uma parceria com o Exército buscava discutir questões de SST nas atividades desenvolvidas dentro dos quartéis. Desde o início, desenvolvia ações voltadas para a segurança e saúde na indústria da construção.
A partir de 1984, passou a realizar cursos, seminários e congressos focados em SST com o objetivo de aperfeiçoar os profissionais com temas específicos tratados em profundidade. Por exemplo, ruído ocupacional, agentes químicos nos locais de trabalho, agrotóxicos, dermatoses ocupacionais, ergonomia e segurança na indústria da construção. “E sempre foram realizados eventos (seminários e congressos) sobre a temática SST para que um grande número de pessoas tivesse acesso a estas informações”, completa a pesquisadora Mary Barcelos.
Na década de 1990, os principais temas trabalhados eram educação, construção civil, higiene ocupacional e SST no setor rural. Nos anos 2000, foram ergonomia, proteção de máquinas, educação, construção civil, pesca e clima aplicado à SST, sendo esses quatro últimos os principais a partir de 2010.
Outros temas fizeram parte da história da unidade: programa de erradicação do trabalho infantil, segurança na mineração de carvão, segurança nas indústrias cerâmicas, avaliação das condições de trabalhos em postos de saúde da família, formação de professores da Educação de Jovens e Adultos e projeto de avaliação das condições de trabalho nas indústrias de cristais. Além disso, profissionais da Fundacentro/SC participaram da revisão da NR 18 em 1994 e do Anexo 1 da NR 17 – Ergonomia, voltado para o trabalho dos operadores de checkout, aprovado em 2007.
Atualmente, a Fundacentro/SC tem realizado estudos relacionados às redes sociais na SST, à exposição ao estresse térmico de trabalhadores de áreas externas, às avaliações das condições no ambiente de trabalho dos suinocultores, à gestão de riscos ligados à SST em laboratórios de nanomateriais e à saúde e organização do trabalho bancário. Também conta com uma biblioteca, realiza atendimento aos usuários e participa do Fórum Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos.
¹Rua Vitor Meirelles, 44 – 2º andar, Centro.
Fonte - Fundacentro: Meio século de Segurança e Saúde no Trabalho