Cadastro Funarte - Incentivo as Artes
O objetivo desse banco de projetos é orientar os parlamentares no registro de emendas impositivas individuais, possibilitando o aporte de recursos para a realização de atividades artísticas e projetos culturais inscritos por entes públicos, entes privados ou cidadãos na plataforma digital de atividades da Funarte. Maneira eficaz e direta de identificar as necessidades de investimento e implementar políticas públicas.
O Mapeamento tem por finalidade aproximar investimentos e necessidades, visando a realização de projetos artísticos, manutenção de atividades artísticas em espaços públicos, incentivar artistas, produtores, grupos e expressões em locais de pouca ou nenhuma fruição de bem cultural, nas seguintes linguagens: Teatro, Circo, Dança, Música, Artes Plásticas, Artes Visuais e Dramaturgia.
Conecte Funarte amanhã
O ano de 2021 destacou-se por mudanças radicais no cotidiano de vários países e regiões do mundo e não poderia ser diferente para a Fundação Nacional de Artes - FUNARTE com os impactos sociais, econômicos e culturais trazidos por esse momento adverso.
Fez-se obrigatória a busca por alternativas, e uma delas foi encontrar o mais rápido possível, outros caminhos e novos formatos, que permitam aos brasileiros reconhecer com maior transparência e conectividade as diferentes Ações Artísticas que a Funarte possui como missão institucional para o país como também para o exterior.
Nesse contexto, e procurando maior alinhamento com os Entes Públicos de todo o país, assim como os Entes Privados, a Funarte passará a oferecer um espaço em suas páginas no Portal GOV.BR, voltado para o cidadão de todas as localidades nas cinco regiões do país, onde por meio de um formulário, que irá alimentar um Banco de Dados sobre Ações, Projetos e Programas.
Gestores Públicos, Administradores locais, organizações da sociedade civil-OSc e cidadãos, bem como seus representantes no Parlamento Brasileiro, poderão consultar e propor ações culturais dentro do universo de demandas de sua região e com isso poderão retornar à sociedade a sua contribuição para as diferentes políticas públicas voltadas para as artes e cultura brasileira.
A criação de um banco de dados aberto ao público com os projetos passíveis de fomento via emenda parlamentar impositiva é inédita no país. Todas as propostas terão link aos parlamentares que atuam na localidade do proponente, solidificando ainda mais os princípios da administração pública, dentre eles o da eficiência e transparência.
Maria Marighella
Presidente da Funarte
Links Úteis
Entenda o que são transferências voluntárias, clique aqui.
Veja a listagem de transferências voluntárias, clique aqui.
Inscrições
Passo a Passo:
- Identifique em sua localidade as atividades que podem ser realizadas através desse programa e que sejam estruturantes para o desenvolvimento e aprimoramento dessa comunidade;
- Faça download do questionário e preencha:
Observação: Acesse o formulário de inscrição, faça o upload do questionário preenchido e envie a sua proposta.